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Tipo do documento: Tese
Título: A complexa relação entre trabalhar, aprender, saber: um estudo sobre o trabalho docente no âmbito do estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia
Título(s) alternativo(s): The complex relationship between working, learning, learning: a study of teaching work within the compulsory curricular traineeship course of pedagogy
Autor: Melo, Kênia Abbadia de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0199506263187500
Primeiro orientador: Alves, Wanderson Ferrreira
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3095329344468703
Primeiro membro da banca: Alves, Wanderson Ferreira
Segundo membro da banca: Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Terceiro membro da banca: Joazeiro, Edna Maria Goulart
Quarto membro da banca: Silva, Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e
Quinto membro da banca: Gabassa, Vanessa
Resumo: Esta tese discute o trabalho docente no âmbito do estágio curricular obrigatório, tematizando nesse domínio a relação entre trabalhar, aprender, saber. Considerando o estágio obrigatório desenvolvido no curso de Pedagogia de duas instituições públicas de educação superior do estado de Goiás, busca compreender mediante o conjunto de atores sociais concernidos – os docentes universitários, os docentes das escolas e os estagiários – como se constitui a relação entre trabalhar, aprender, saber durante o estágio na formação inicial de professores, realizado em escolas públicas municipais de ensino fundamental. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo e tem por base teórico-metodológica fundamental a abordagem ergológica do trabalho. Participaram da investigação 41 sujeitos, entre professores orientadores de estágio, professores supervisores de estágio e estagiários. A pesquisa de campo se deu mediante a realização de momentos de observação, entrevistas e algumas conversas feitas com base em fotografias tiradas pelos professores supervisores dos estagiários. A tese estrutura-se em três capítulos. O primeiro capítulo, inicialmente, faz uma reflexão sobre a universidade enquanto uma instância fundamental de formação. Em seguida, analisa o trabalho, em geral, e o trabalho docente, em especial, tendo por base os pressupostos da Ergologia. O segundo capítulo faz uma breve análise sobre o processo de profissionalização docente e discute sobre os conhecimentos e saberes que caracterizam o exercício da profissão professor. O terceiro capítulo, após uma rápida descrição das normas antecedentes institucionalizadas no curso de Pedagogia e no Estágio curricular obrigatório, apresenta os sujeitos da pesquisa, os dados construídos, procede à análise desses dados e apresenta os resultados, na tentativa de responder às questões que nortearam a investigação. Como principais conclusões, o estudo aponta para o estágio enquanto um momento importante na formação inicial docente. Momento que, apesar das dificuldades e limites, tem um potencial significativo ao possibilitar a apreensão dos aspectos formativos considerados essenciais para o exercício do magistério. Os participantes do estudo destacam como essenciais os aspectos formativos voltados para a prática pedagógica realizada em sala de aula, os aspectos formativos voltados para a criança e seu processo de aprendizagem e os aspectos formativos voltados para a escola. Mediante o esforço teórico-metodológico empreendido, a pesquisa permitiu dar visibilidade à atividade de trabalho do docente do ensino fundamental e aos conhecimentos advindos dessa atividade. No entanto, considerando o caráter enigmático da atividade de trabalho, em geral, e a especificidade da atividade de trabalho do docente, em especial, o estudo destaca as complexidades epistemológica, ética e organizacional inerentes à relação trabalhar, aprender, saber no âmbito do estágio. Complexidades que carecem ser enfrentadas tendo em vista o risco de se realizarem processos formativos que não consigam colocar em diálogo os saberes advindos da experiência, construídos na atividade de trabalho do professor que atua no ensino fundamental e os saberes teórico-conceituais. Nesse sentido, o estudo destaca a importância de um esforço coletivo voltado para a realização de um trabalho cooperativo e dialógico de formação.
Abstract: This thesis discusses the work of teachers within the framework of the mandatory curricular internship, using as the theme in this study the relationship between work, learning, and knowledge. Considering the mandatory internship in the Pedagogy course of two public institutions of higher education in the state of Goiás, it seeks to understand through the following set of social actors - university teachers, school teachers and student teachers - how the relation between working, learning, and knowing during the internship in the initial formation of teachers, carried out in City elementary schools. It is characterized as a multiple case study and has as its fundamental theoretical-methodological basis the ergological approach of the work. Forty-one subjects, including trainee teachers, trainee supervisors and interns participated in the study. The field research was accomplished through moments of observation, interviews and some conversations made based on photographs taken by the teacher of the student teachers. The thesis is structured in three chapters. The first chapter, initially, reflects on the university as a fundamental space of formation. Then, it analyzes the work, in general, and the teaching work based on the assumptions of Ergology. The second chapter gives a brief analysis of the process of teacher professionalization and discusses the learning and knowledges that characterize the exercise of the teacher profession. The third chapter, after a brief description of the institutionalized antecedent norms in the course of Pedagogy and the Required Curricular Internship, presents the subjects of the research, the data collected, proceeds to the analysis of these data and presents the results, to answer the questions that guided the investigation. As main conclusions, the study points to the stage as an important moment in initial teacher training. A time that, despite the difficulties and limitations, has a significant potential to enable the apprehension of the formative aspects considered essential for the exercise of teaching. The participants of the study emphasize as essential, the formative aspects directed to the pedagogical practice carried out in the classroom, the formative aspects directed to the child and its learning process and the formative aspects directed to the school. Through the theoretical-methodological effort undertaken, the research allowed to give visibility to the work activity of the elementary school teacher and to the knowledge derived from this activity. However, considering the enigmatic nature of the work activity, in general, and the specificity of the work activity of the teacher the study highlights the epistemological, ethical and organizational complexities inherent in the relation between work, learning, and knowledge in the scope of the internship. Complexities that need to be faced in view of the risk of carrying out formative processes that cannot put into dialogue the knowledge derived from experience, activity of the teacher that works in elementary education and theoretical-conceptual knowledge. In this sense, the study highlights the importance of a collective effort aimed at the accomplishment of a cooperative and dialogical work of formation.
Palavras-chave: Atividade de trabalho docente
Saberes docentes
Estágio curricular obrigatório
Formação docente
Teacher work activity
Knowledge of the teacher
Mandatory curricular internship
Teacher formation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: MELO, Kênia Abbadia de. A complexa relação entre trabalhar, aprender, saber: um estudo sobre o trabalho docente no âmbito do estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia. 2019. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9637
Data de defesa: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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