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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Maria Olinda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706373884871275eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, João Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9753142663168623eng
dc.contributor.referee1Santos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.referee2Oliveira , Valdirene Alves de-
dc.contributor.referee3Alves, Míriam Fábia-
dc.contributor.referee4Barra, Valdeniza Maria Lopes da-
dc.date.accessioned2019-05-28T12:04:01Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationBARRETO, Maria Olinda. Juventudes e ensino médio: perspectivas formativas para o ensino médio em escolas públicas de Iporá, Goiás. 2019. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9645-
dc.description.resumoEsta investigação está inserida na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás e objetivou compreender as perspectivas formativas destinadas às juventudes no ensino médio, buscando compreender para além do legalmente instituído se, e como, essa etapa de ensino dialoga com as/os jovens, seus principais destinatários. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e, ainda, a pesquisa de campo, por meio de grupos focais com os estudantes e aplicação de questionários aos professores/gestores e jovens/estudantes em dois colégios estaduais que ofertam essa etapa de ensino no município de Iporá, Goiás: o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva e o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima, no ano de 2017. A abordagem da temática no tocante às juventudes tem como referência a perspectiva sócio-histórica e cultural e o ensino médio é analisado no bojo das disputas internas e externas dos campos econômico, político e educacional, visto que esses dois objetos trazem, em sua essência, projetos e concepções de sociedade conflitantes e em constantes disputas. Para responder ao questionamento inicial, buscamos compreender quem são os jovens que chegam ao ensino médio nessas duas unidades de ensino públicas estaduais, a origem social, os habitus constituídos, capital cultural, expectativas e perspectivas com relação ao ensino médio e como essas unidades de ensino apreendem esses agentes. A investigação apontou que a concepção dos professores/gestores das unidades de ensino, no que se refere às juventudes, está ancorada no critério etário, fase de transição, ignorando, por vezes, suas histórias e condição sociocultural, tanto na elaboração das propostas formativas quanto nas ações cotidianas. Nesse sentido, o PPP é quase sempre um documento formal que reproduz o que propõe a Secretaria de Estado da Educação para essa etapa da educação básica. Essa percepção de juventudes, o não reconhecimento das trajetórias vivenciadas por esses agentes em outros espaços formativos, a rigidez das aulas e das normas, a dificuldade em integrar as tecnologias no cotidiano escolar são fatores que contribuem para gerar conflitos e culpabilização mútua entre professores/gestores e os jovens/estudantes. Apesar dos tensionamentos, os estudantes demonstraram expectativa com relação ao potencial transformador do ensino médio nas trajetórias de vida, inclusive a possibilidade de ascensão social. Destarte, um dos grandes desafios dessa etapa da educação consiste em construir um processo formativo que reconheça e integre, na proposta pedagógica e nas ações cotidianas, as experiências advindas da condição sociocultural, os valores e o habitus dos jovens/estudantes, contribuindo, dessa forma, para diversificar e elevar o capital cultural e superar a mera apropriação de elementos da cultura dominante.eng
dc.description.abstractThis study is part of the line of research State, Politics and History of Education of the Graduate Program in Education of the Federal University of Goiás. It was aimed to understand the formative prospects directed at the youths in high school, seeking to understand beyond the legally established if, and how, this stage of education dialogues with the youth, its main recipients. In order to achieve the presented goals, the study was carried out through bibliographical research, documental analysis and field research through focus groups with students and questionnaires to teachers/education administrators and youth/students in two state schools that offer secondary education in Iporá - Goiás: State School Ariston Gomes da Silva and the fulltime school, Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) in Portuguese, Osório Raimundo de Lima, in 2017.The approach of the theme with regard to youth, is based on socio-historical and cultural perspective. High school is analyzed in the context of internal and external disputes in the economic, political and educational fields, since these two realities bring in their essence conflicting designs and conceptions of society in constant disputes. In order to respond to the initial questioning, it was sought to understand who are the young people who go to high school in these two state education units, social origin, constituted habitus, cultural capital, expectations and perspectives with regard to high school and how these schools involve the young learners. The study suggested that the conception of teachers/education administrators of both schools, regarding to youths, is anchored in the age criterion and transition phase, sometimes ignoring their backgrounds and socio-cultural condition both in the elaboration of the formative proposals and in taking actions. In this sense, the PPP, Political Pedagogical Project, is almost always a formal document that reproduces what the board of education suggests to this stage of secondary education. This understanding of youths, the non-recognition of the trajectories experienced by these young students in other formative spaces, strict education and the difficulty of integrating technologies into the school daily life are factors that contribute to generate conflicts and mutual blame among teachers/education administrators and young people/students. Despite tensions, the students showed a high expectation regarding the transformative potential of secondary education in life trajectories, including the possibility of social mobility. Thus, one of the greatest challenges of this stage of education is to build a formative process that recognizes and integrates, in the pedagogical proposal and in the daily actions, the experiences derived from the socio- cultural condition, the values, and the habitus, of the students/young people. Contributing, as a consequence, to diversify and raise cultural capital and overcome the mere appropriation of elements of the dominant culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2019-05-27T16:48:36Z No. of bitstreams: 2 Tese - Maria Olinda Barreto - 2019.pdf: 5369106 bytes, checksum: 0eeb8aab83a13fe77912a6f4c0ae9ed0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FE (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (FE)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectProjeto político-pedagógicopor
dc.subjectColégio Estadual Ariston Gomes da Silvapor
dc.subjectCEPI Osório Raimundo de Limapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleJuventudes e ensino médio: perspectivas formativas para o ensino médio em escolas públicas de Iporá, Goiáseng
dc.title.alternativeYouth and high school: formative perspectives for youth/students in public schools in Iporá, Goiáseng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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