Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9671
Tipo do documento: Dissertação
Título: A literatura no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Título(s) alternativo(s): Literature in National Pact For Literacy In the Right Age (PNAIC)
Autor: Jesus, Simone Aparecida de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8544801733673326
Primeiro orientador: Faria, Gina Glaydes Guimarães
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8702171584840775
Primeiro membro da banca: Faria, Gina Glaydes Guimarães
Segundo membro da banca: Gebrim, Virginia Sales
Terceiro membro da banca: Pessoa, Jadir de Morais
Resumo: Vinculado à linha de pesquisa Fundamentos dos Processos Educativos, este trabalho objetiva investigar como a literatura é tratada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental em que foram considerados os documentos oficiais e a produção acadêmica, teses e dissertações, relativos ao PNAIC. Os referenciais teóricos deste foram, dentre outros, Candido (2011), Ianni (1999), Barthes (1988), Llosa (2004), Zilberman (1985), Lajolo e Zilberman (2007), Bugarelli (2011), Soares (2006) e Silva (2003). Constatou-se que as pesquisas acadêmicas que têm investigado o PNAIC tendem a referendar os princípios do Programa, particularmente quanto à sua importância para a formação continuada de professores no Ciclo de Alfabetização. As pesquisas analisadas, em relação à literatura, são uníssonas quanto ao reconhecimento doquanto a presença da literatura neste Programa teve grande relevância para o ensino no ciclo de alfabetização, concordam inclusive quanto à divulgação e valorização dos acervos literários distribuídos pelo MEC à rede pública de ensino, contribuindo para que os professores passassem a conhecer e se apropriar desse material. Contudo, a presente dissertação constatou, pelos estudos desenvolvidos, que tais contribuições se tornam incipientes, uma vez que, tendem a valorizar a obra literária e não a literatura, enquanto direito para a formação humana.
Abstract: This dissertation is linked to Fundamentals of Educational Processes of the PPGE / UFG research line. Its objective was to investigate how literature is treated within the scope of the Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). This is a bibliographic and documental research. For this research was considered the official documents and the academic research developed from this Program. The theoretical reference to study was Candido (Ianni, 1999), Barthes (1988), Llosa (2004), Zilberman (1985), Lajolo and Zilberman (2007), Bugarelli (2011), Soares 2003), among others. This study verified that the academic researches that has investigated the PNAIC agree that this Program had great relevance for the teaching in the literacy cycle. The academical research analyzed, about literature, was unison in recognize that literature present in this program was relevant to literacy learn. This researchs agree that divulges and values the literary collections distributed by MEC to public school system. This program contributes of teachers to learn and appropriate about this material. However, the present dissertation found that such contributions become insipient, because this Program value the literary work and not literature as a right for human formation.
Palavras-chave: Literatura
Leitura
Formação
PNAIC
Read
Formation
PNAIC
Literature
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: JESUS, Simone Aparecida de. A literatura no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9671
Data de defesa: 27-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Simone Aparecida de Jesus - 2019.pdf3,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons