Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9717
Tipo do documento: Dissertação
Título: A elaboração e construção de material pedagógico como metodologia do processo ensino aprendizagem de frações e produtos notáveis
Título(s) alternativo(s): The elaboration and construction of pedagogical material as methodology of the process teaching learning of fractions and notable products
Autor: Mendonça, Glauce Ribeiro de Souza
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3520459706665066
Primeiro orientador: Santos Júnior, Porfírio Azevedo dos
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5132806149453454
Primeiro membro da banca: Santos Júnior, Porfírio Azevedo dos
Segundo membro da banca: Souza, Flávio Raimundo de
Terceiro membro da banca: Barbosa, Fernando da Costa
Resumo: Esta pesquisa aborda o ensino de frações e produtos notáveis, através de uma metodologia aplicada, utilizando a elaboração e construção de material concreto, como discos, réguas de frações e quadrados de tamanhos variados. O público alvo foram os alunos selecionados, através de uma Questionário Inicial, de uma turma do Primeiro Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Itumbiara-GO, tendo em vista as dificuldades apresentadas por eles na realização de atividade e/ou tarefas que necessitem destes conteúdos prévios. A partir da seleção, foi escolhido um grupo de alunos que apresentavam maiores dificuldades nesses conteúdos para participarem da pesquisa no laboratório de matemática, onde estes alunos tiveram a oportunidade de participarem das oficinas, onde foram construídos os materiais concretos, permitindo assim a visualização dos conceitos teóricos e práticos relacionados ao tema, compreendendo a teoria, as definições e regras. Através de abordagens qualitativas, os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, o que nos permitiu constatar uma melhora significativa no desempenho final dos alunos.
Abstract: This research deals with the teaching of fractions and notable products, through an applied methodology, using the elaboration and construction of concrete material, such as disks, fractional rulers and squares of varying sizes. The target audience was the students selected, through an Initial Questionnaire, from a class of the First Year of High School of a Public School in the city of Itumbiara-GO, in view of the difficulties presented by them in carrying out activity and / or tasks that need these previous contents. From the selection, a group of students who presented greater difficulties in these contents were chosen to participate in the research in the mathematics laboratory, where these students had the opportunity to participate in the workshops, where the concrete materials were constructed, thus allowing the visualization of the concepts theoretical and practical related to the subject, including theory, definitions and rules. Through qualitative approaches, the results obtained were satisfactory, which allowed us to observe a significant improvement in students final performance.
Palavras-chave: Aprendizagem
Fração
Material pedagógico
Metodologia
Learning
Fraction
Pedagogical material
Methodology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Catalão (RC)
Programa: PROFMAT - Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - Sociedade Brasileira de Matemática (RC)
Citação: MENDONÇA, G. R. S. A elaboração e construção de material pedagógico como metodologia do processo ensino aprendizagem de frações e produtos notáveis. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9717
Data de defesa: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (RC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Glauce Ribeiro de Souza Mendonça - 2019.pdf2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons