Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9736
Tipo do documento: Dissertação
Título: O cinema catástrofe como narrativa da nação estadunidense
Autor: Di Assis, Camila
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8106929197462042
Primeiro orientador: Santos, Alexandre Tadeu dos
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8783109007334551
Primeiro membro da banca: Santos, Alexandre Tadeu dos
Segundo membro da banca: Pavan, Ricardo
Terceiro membro da banca: Oliveira, Rodrigo Cássio
Resumo: Desenvolvimento de uma investigação sobre em que medida o cinema catástrofe retrata a nação estadunidense em suas narrativas. É um subgênero cinematográfico com características dos gêneros de terror, ficção científica, drama, além de outros e de temas bastante específicos como guerras, epidemias, invasões, ataques de monstros que ameaçam a vida da humanidade no planeta Terra. Verificou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, que a década de 1970 apresentou 56 produções, enquanto os anos 1990 foram marcados por 83 filmes, assim como foi possível estabelecer o conceito de cinema catástrofe, suas características e principais categorias. Os filmes com essa temática foram classificados em: luta por sobrevivência, comédia, monstros, epidemia, invasão alienígena, desastre natural, terrorismo, embarcação/aviação, histórico e guerra. A partir dessas classificações, realizou-se uma análise de conteúdo para contabilizar as obras cinematográficas do subgênero em estudo no período de 2001 a 2016, e o resultado foi de 106 filmes hollywoodianos. A próxima etapa foi um estudo bibliográfico com o objetivo de compreender os conceitos de nação, nacionalismo, identidade nacional e como eles estão presentes nos Estados Unidos, depois de conhecer também a história desse país. Em seguida, dois filmes-catástrofe foram selecionados para a análise fílmica, The War of the Worlds (1953) e War of the Worlds (2005). Imagens e diálogos foram observados para entender o papel das narrativas em transmitir o patriotismo americano aos espectadores. Além disso, houve uma comparação do livro de Wells, escrito em 1898, com os longas-metragens, para diferenciar os contextos históricos em que cada trabalho estava inserido. Desse modo, percebeu-se que filmes-catástrofe, por meio de seus enredos e cenas, retratam os Estados Unidos de acordo com a época em que foram produzidos.
Abstract: Development of an investigation the extent to which the catastrophe cinema represents the American nation in its narratives. It is a cinematographic subgenre with characteristics of the genres of terror, science fiction, drama, besides others and of very specific subjects like wars, epidemics, invasions, attacks of monsters that threaten the life of the humanity in planet Earth. It was verified through a bibliographical research that the 1970s presented 56 productions, while the years 1990 were marked by 83 films, as well as it was possible to establish the concept of catastrophe cinema, its characteristics and main categories. The films with this theme were classified in: fight for survival, comedy, monsters, epidemic, alien invasion, natural disaster, terrorism, vessel/aviation, historical and war. From these classifications, a content analysis was performed to account for the cinematographic works of the subgenre under study from 2001 to 2016, and the result was 106 Hollywood films. The next step was a bibliographic study with the objective of understanding the concepts of nation, nationalism, national identity and how they are present in the United States, after also knowing the history of that country. Next, two catastrophe films were selected for film analysis, The War of the Worlds (1953) and War of the Worlds (2005). Images and dialogues were observed to understand the part of narratives in transmitting American patriotism to viewers. Subsequently, there was a comparison of Wells's book, written in 1898, with the feature films, to differentiate the historical contexts in which each work was embedded. In this way, it has been realized that catastrophic films, through their plots and scenes, depict the United States according to the period in which they were produced.
Palavras-chave: Cinema catástrofe
Estados Unidos
War of the worlds
Nação
Cinema catastrophe
United States
War of the worlds
Nation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: DI ASSIS, C. O cinema catástrofe como narrativa da nação estadunidense. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9736
Data de defesa: 29-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Camila Di Assis - 2018.pdf1,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons