Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9751
Tipo do documento: Dissertação
Título: As performances do circo na rua: escolhas, expectativas e aprendizado do saltimbanco contemporâneo
Título(s) alternativo(s): The performances of the circus in the street: choices, expectations and learning of the contemporary saltimbanco
Autor: Barreto, Mônica Alves
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9310357985990510
Primeiro orientador: Oliveira, Vânia Dolores Estevam de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1883361659918132
Primeiro membro da banca: Bortoleto, Marco Antônio Coelho
Segundo membro da banca: Real, Márcio Penna Corte
Terceiro membro da banca: Oliveira, Vânia Dolores Estevam de
Resumo: Este trabalho procura enxergar os artistas de circo de rua, aqui chamados de saltimbancos contemporâneos, através do olhar das Performances Culturais. Por dois anos o artista de rua de Goiânia foi observado em seus rituais, com a finalidade de compreender as escolhas que ele faz no seu dia-a-dia. A arte de rua costuma ser pouco valorizada, no entanto pode-se perceber que a afluência de artistas de estados e países diferentes tem crescido nas ruas da capital de Goiás na última década. A presente pesquisa foi buscar nas falas dos próprios artistas uma forma de melhor compreender este crescimento, através de entrevistas semi-estruturadas. O modo de aprendizado do artista circense de rua foi observado desde em encontros semanais locais até Festivais e Convenções que reúnem artistas de todo o Brasil e América Latina, trazendo à tona uma rede de organização e relacionamentos. Ao acompanhar os eventos realizados pelos artistas de rua revelou-se um movimento coletivo, citado por muitos como um fator agregador e, em grande parte, responsável pela disseminação da arte circense no estado. Este trabalho traz indicativos de como se desenvolveu este movimento e o que ele trouxe à arte circense do Centro-Oeste. A pesquisa revelou também tensões vividas pelos artistas circenses de rua. As relações internas, as relações entre o artista de rua e a sociedade e entre os diversos segmentos da área estão repletas de conflitos, inevitavelmente revelados pela convivência. As conclusões apontam para a urgência de uma discussão acerca da legislação que diz respeito à arte de rua e à relevância das escolas de circo no desenvolvimento do artista de circo que atua na rua.
Abstract: This research seeks to see street circus artists, here called contemporary saltimbancos, through the eyes of Cultural Performances. For two years the street artist from Goiânia was observed in his rituals, in order to understand the choices he makes in his daily life. Street art is often undervalued, however it can be seen that the influx of artists from different states and countries has grown in the streets of the capital of Goiás in the last decade. The present research was to search in the own artists' speeches a way to better understand this growth through semi-structured interviews. The street circus artist's learning style has been observed since local weekly meetings to Festivals and Conventions that bring together artists from all over Brazil and Latin America, bringing to the forefront a network of organization and relationships. By following the events of the street performers it was revealed a collective movement, mentioned by many as an aggregating factor and, in large part, responsible for the dissemination of circus art in the state. This research brings indicative of how this movement developed and what it brought to the circus art of the Midwest. The research also revealed tensions experienced by circus street artists. Internal relations, the relations between the street artist and society and between the various segments of the area are full of conflicts, inevitably revealed by the coexistence. The conclusions point to the urgency of a discussion about legislation concerning street art and the relevance of circus schools in the development of the circus artist who perform on the street.
Palavras-chave: Circo
Arte circense
Arte de rua
Performance cultural
Ensino/aprendizagem
Saltimbanco
Circus
Circus art
treet art
Cultural performance
Teaching / learning
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performances Culturais (EMAC)
Citação: BARRETO, Mônica Alves. As performances do circo na rua: escolhas, expectativas e aprendizado do saltimbanco contemporâneo. 2017. 215 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9751
Data de defesa: 4-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mônica Alves Barreto - 2017.pdf5,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons