Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9873
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiência estética no ensino médio: a performance, o corpo e o conhecimento sensível
Título(s) alternativo(s): Aesthetic experience in high school: performance, body and sensitive knowledge
Autor: Pacheco, Luís Augusto de Paula Lacerda
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8110816637033487
Primeiro orientador: Guimarães, Leda Maria de Barros
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1491866271915819
Primeiro membro da banca: Guimarães, Leda Maria de Barros
Segundo membro da banca: Martins, Alice Fátima
Terceiro membro da banca: Silva, Débora Cristina Santos e
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a perspectiva docente no ensino de arte a partir de experiências no cotidiano de uma escola de tempo integral entre 2013 e 2016. A pesquisa considerou os atravessamentos entre as visões empresariais sobre educação em contraposição às produções de imagens dos estudantes a partir de registros, anotações e imagens de redes sociais sobre a atuação docente. Dentre outros autores, a investigação se apoiou nas ideias de Freire (1987) articuladas as ideias de Giroux (2003) e Vidiella (2016) para tratar das perversidades dos objetivos escolares refletindo como estas inviabilizam o pensamento crítico e a criatividade do ambiente escolar. Os caminhos percorridos mostraram que no modelo de escola em questão há a participação de projetos oriundos de Organizações Sociais e tal envolvimento altera a rotina da escola, trazendo a performance para o campo do desempenho. Além disso, a pesquisa produziu observações docentes sobre os corpos dos estudantes que se relacionam com os espaços físicos da escola e deslocam suas performances estéticas para as redes sociais. Essa pesquisa aponta questões do ensino de arte nos dias atuais e promove indagações sobre novas configurações performativas docentes e discentes.
Abstract: This research aimed to investigate the teaching perspective in art education from experiences in the daily life of a full-time school between 2013 and 2016. The research considered the crossings between the business visions about education as opposed to the images produced by students at from records, annotations and images of social networks about the teaching performance. Among other authors, the research was based on the ideas of Freire (1987) articulating the ideas of Giroux (2003) and Vidiella (2016) to deal with the perversities of the school objectives, reflecting how they render critical thinking and the creativity of the school environment unfeasible. The paths covered have shown that in the school model in question there is the participation of projects coming from Social Organizations and such involvement changes the routine of the school, bringing the performance to the field of performance. In addition, the research produced faculty observations on the bodies of students that relate to the physical spaces of the school and shift their aesthetic performances to social networks. This research points out questions of art teaching in the present day and promotes questions about new performative configurations of teachers and students.
Palavras-chave: Escola de tempo integral
Performance
Eixo-poético
Corpo
Ciberespaço
School of integral time
Poetic axis
Body
Cyberspace
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Citação: PACHECO, Luís Augusto de Paula Lacerda. Experiência estética no ensino médio: a performance, o corpo e o conhecimento sensível. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9873
Data de defesa: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luís Augusto de Paula Lacerda Pacheco - 2019.pdf22,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons