Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9895
Tipo do documento: Dissertação
Título: A produção do conhecimento dos professores dos cursos de Educação física das IES públicas da região centro-oeste: tendências e análises filosóficas dos referenciais teóricos
Título(s) alternativo(s): The production of the knowledge of teachers of the Physical Education courses of the public hearts of the central-west region: trends and philosophical analysis of theoretical references
Autor: Silva Júnior, Luizmar Vieira da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3879839812461166
Primeiro orientador: Sacardo, Michele Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3823041497150247
Primeiro membro da banca: Sacardo, Michele Silva
Segundo membro da banca: Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
Terceiro membro da banca: Leal, Cátia Regina Assis Almeida
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção do conhecimento, mais especificamente, a produção do conhecimento dos professores dos cursos de Educação Física das IES públicas da região Centro-Oeste, e está vinculada a linha de pesquisa Formação Humana e Fundamentos da Educação do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Tem-se como questão norteadora: Quais são as tendências da produção científica dos professores doutores das IES Públicas no Centro-Oeste brasileiro no que se refere aos principais referenciais teóricos em termos de influência de autores, perspectivas teóricos, vinculações geográficas e institucionais, frentes de pesquisa, redes de colaboração científica entre pesquisadores e instituições, além do impacto da produção científica nacional e internacional nas pesquisas produzidas pelos professores que atuam no Centro-Oeste? E, como objetivo, analisar as tendências da produção científica e os principais referenciais teóricos presentes nas teses de doutorado dos professores dos cursos de EF das IES Públicas do Centro-Oeste, bem como, o atual debate acadêmico das questões teórico-filosóficas presentes na área. No que concerne ao método, esta pesquisa está fundamentada no método Materialista Histórico Dialético. Já em relação à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por envolver a investigação, seleção e registro da literatura sobre o tema da produção do conhecimento e, análise documental visto que uma parte da pesquisa se trata da análise de documentos. Para a amostra, foram selecionadas 117 teses de doutorado para a coleta e análise da caracterização geral dos professores, porém, devido a impossibilidade técnica de análise da amostra total, foi adotado como procedimento de seleção, a realização de uma amostra sistemática e estratificada, segundo a técnica de fila. Assim, chegamos a amostra de 23 teses de doutorado para coleta e análise do referencial teórico da produção científica dos professores pesquisados. Em relação a análise dos dados empíricos, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, já que o intuito da pesquisa é analisar os dados empíricos e a investigação teórica que envolve a delimitação do objeto adotado. Os resultados obtidos revelam que houve um predomínio da tendência (neo)positivista na produção científica dos professores dos cursos de Educação Física das IES públicas da região Centro-Oeste, principalmente em relação aos referencias teóricos utilizados nas teses de doutorado; e da subárea biológica, com ênfase na biodinâmica, nas teses de doutorado produzidas, particularmente nas áreas de conhecimento do doutorado, vinculados em sua maioria a grande área das Ciências da Saúde; as linhas de pesquisas, vinculados em sua maioria aos temas da Atividade Física, Saúde e Esporte e as principais temáticas tratadas, vinculadas em sua maioria a Atividade Física e Saúde. Além disso, os dados apontaram para uma grande influência das regiões Sul e, principalmente Sudeste, na formação e qualificação dos professores dos cursos de EF nas IES públicas do Centro-Oeste, particularmente nos dados que tratam sobre a região, Estado, IES e ano de formação dos professores pesquisados.
Abstract: This research has as object of study the production of knowledge, more specifically, the production of the knowledge of the teachers of the Physical Education courses of public HEIs in the Central-West region, and is linked to the Human Education and Fundamentals of Education research line of the program of Education in the Federal University of Goiás - Jataí Regional. It has as a guiding question: What are the tendencies of the scientific production of the professors of public HEIs in the Brazilian Center-West in relation to the main theoretical references in terms of influence of authors, theoretical perspectives, geographical and institutional links, fronts of research, networks of scientific collaboration between researchers and institutions, as well as the impact of national and international scientific production on research produced by teachers working in the Midwest? And, as an objective, to analyze the trends of scientific production and the main theoretical references present in the doctoral theses of the professors of the EF courses of Public HEIs in the Center-West, as well as the current academic debate of the theoretical- philosophical issues in the area . As far as the method is concerned, this research is based on the Materialist Historical Dialectic method. In relation to the methodology, a bibliographical research was carried out because it involved the investigation, selection and registration of the literature on the topic of knowledge production, and documentary analysis since part of the research is about document analysis. For the sample, 117 doctoral theses were selected for the collection and analysis of the general characterization of the teachers, however, due to the technical impossibility of analysis of the total sample, a systematic and stratified sample was adopted as a selection procedure. the row technique. Thus, we arrived at the sample of 23 doctoral theses for the collection and analysis of the theoretical reference of the scientific production of the researched teachers. In relation to the analysis of the empirical data, we use the quanti-qualitative approach, since the intention of the research is to analyze the empirical data and the theoretical investigation that involves the delimitation of the object adopted. The results show that there was a predominance of the (neo) positivist tendency in the scientific production of the teachers of the Physical Education courses of public HEIs in the Central-West region, mainly in relation to the theoretical references used in doctoral theses; and of the biological subarea, with emphasis on biodynamics, in the doctoral theses produced, particularly in the areas of doctoral knowledge, most of which are linked to the major area of Health Sciences; the research lines, which are mostly linked to the themes of Physical Activity, Health and Sport and the main themes dealt with, mostly related to Physical Activity and Health. In addition, the data pointed to a great influence of the South regions and, mainly Southeast, in the training and qualification of the teachers of the EF courses in the public HEIs of the Center- West, particularly in the data on the region, State, HEI and year of training of the teachers studied.
Palavras-chave: Trabalho
Produção do conhecimento
Universidade
Educação Física
Centro-oeste
Job
Knowledge production
University
Physical Education
Midwest
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Jataí (RJ)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (RJ)
Citação: SILVA JÚNIOR, L. V. A produção do conhecimento dos professores dos cursos de Educação Física das IES públicas da região centro-oeste: tendências e análises filosóficas dos referenciais teóricos. 2019. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9895
Data de defesa: 10-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (RJ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luizmar Vieira da Silva Júnior - 2019.pdf2,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons