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Tipo do documento: Dissertação
Título: Implicações sociais da formação profissional do bacharelado em Educação Física sobre a compreensão de corpo, estética e educação
Título(s) alternativo(s): Social implications of baccalaureate professional qualification in Physical Education on body understanding, aesthetics and education
Autor: Gama, Augusto Cesar Vilela
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5978267199434260
Primeiro orientador: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9002864045147738
Primeiro membro da banca: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Segundo membro da banca: Furtado, Rita Márcia Magalhães
Terceiro membro da banca: Húngaro, Edson Marcelo
Resumo: Com a fragmentação do curso de educação física em licenciatura plena e bacharelado, as teorias críticas, fundamentais para a formação como um todo, ficaram mais atinentes a licenciatura plena, fazendo com que o bacharelado se tornasse um curso mais voltado para a área biológica, formando professores de educação física, aparentemente, para atender tão somente aos anseios do capital. Perante este fato, o bacharelado tende a desconsiderar a formação do professor de educação física na sua totalidade, pois é preciso conhecer o corpo para além dos aspectos biológicos. Assim, este estudo adota o método do materialismo histórico-dialético em referência a teoria marxiana, com o objetivo de discutir o corpo a partir das suas condições ontológicas, para entendermos na atualidade a sua condição como mercadoria e de se encontrar subsumido a padrões tidos como “belos”, levando a “estética” que em essência corresponde a filosofia do belo a se metamorfosear também em mercadoria e a ser propagada como “estética corporal”, cuja intenção tem sido a de atender as necessidades do modo de produção, conduzindo este estudo a retomar a filosofia do belo, para em seguida relacionar todo este contexto histórico-filosófico com a realidade da educação física e sua importância como instrumento de educação e elemento de emancipação do ser social. Por fim, este estudo realiza uma pesquisa empírica com graduandos do bacharelado em educação física de duas universidades, sendo uma privada e uma pública, com a intenção de investigar a compreensão desses futuros professores de educação física as determinações sociais sobre corpo, estética e educação, no qual demonstrou haver uma formação biologizada e focada em atender a ordem vigente.
Abstract: With the fragmentation of the physical education course in full and baccalaureate degrees, the critical theories, fundamental to the formation as a whole, became more closely related to the full degree, making the baccalaureate a course more focused on the biological area, forming physical education teachers, apparently, to meet only the longings of capital. Given this fact, the baccalaureate tends to disregard the formation of the physical education teacher in its entirety, because it is necessary to know the body beyond the biological aspects. Thus, this study adopts the method of historical-dialectical materialism in reference to marxist theory, with the objective of body discussing from its ontological conditions, in order to understand today its condition as a merchandise and to be inset to standards considered as “beautiful”, leading to “aesthetics” that essentially corresponds to the philosophy of the beautiful to metamorphose also in merchandise and to be propagated as “corporal aesthetics”, whose intention has been to meet the needs of the production mode, leading this study to retake to the philosophy of the beautiful, and then to relate all this historical-philosophical context with the reality of physical education and its importance as an instrument of education and element of emancipation of the social being. Finally, this study performs an empirical research with graduanting students of the baccalaureate in physical education of two universities, one non-public and one public, with the intention of investigating the understanding of these future teachers of physical education the social determinations on body, aesthetics and education, in which it demonstrated that there was a biological qualification and focused on meeting the current order.
Palavras-chave: Corpo
Educação
Educação Física
Estética
Body
Education
Physical Education
Aesthetics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: GAMA, Augusto Cesar Vilela. Implicações sociais da formação profissional do bacharelado em Educação Física sobre a compreensão de corpo, estética e educação. 2019. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9998
Data de defesa: 12-Jul-2019
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