Marabaixo: leituras de um registro do patrimônio a partir das memórias e resistências das matriarcas afroamazônidas
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-02-13
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Goiás
Resumo
Este estudo é sobre o Marabaixo, festividade religiosa afro-brasileira, oficializada como Patrimônio Cultural do Brasil em novembro de 2018. Por meio da análise do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) e do Dossiê do Marabaixo, elaborados no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e de leituras museológicas decoloniais e feministas, evidencio o que foi selecionado a respeito da patrimonialização do Marabaixo. Este trabalho possui o nascedouro da minha própria experiência entrelaçada à memória identitária amapaense, que se perpassa ao longo dos capítulos, através das narrativas. Busco demonstrar a insurgente, educativa, lúdica e intrínseca configuração do Marabaixo; focando especialmente nas matriarcas, que são as energias que movem/moveram entre séculos esta manifestação cultural e a devoção preta católica encontrada na festividade, resistindo à colonialidade, à marginalização e ao silenciamento estrutural. Assim, me fazendo da ótica da Museologia Decolonial e Feminista, invisto na valorização e protagonismos que se revelam nas pessoas fazedoras e praticantes dos patrimônios imateriais.
Descrição
Palavras-chave
Museologia, Marabaixo, Patrimônio cultural, Feminismos, Decolonialidade, Museology, Marabaixo, Cultural heritage, Feminisms, Decoloniality
Citação
BARBOZA, Tatjana Del Castillo. Marabaixo: leituras de um registro do patrimônio a partir das memórias e resistências das matriarcas afroamazônidas. 2023. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.