Gerenciamento de riscos em acervos museológicos: diagnóstico e conservação no Museu de Arte de Goiânia (MAG)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esta pesquisa participante, descritiva e analítica teve como objetivo diagnosticar o acervo museológico artístico do Museu de Arte de Goiânia (MAG) para inserção da instituição no entendimento e preocupação para sua gestão de riscos. Envolta sob a ótica da conservação preventiva, presente na cadeia operatória museológica e muitas vezes invisibilizada nas rotinas profissionais em detrimento da grande teorização, o MAG é contextualizado mediante sua importância histórica e social para Goiás e colocado em uma análise ambiental o qual se insere. Executada juntamente com a equipe de servidores da instituição, para elencar tais riscos, planejar ações para mitigá-los e propor intervenções museológicas, tem-se como metodologia, critérios observacionais do “Método ABC”, ferramenta desenvolvida internacionalmente e adotada pelas principais instituições e órgãos museológicos do Brasil. Tal metodologia, aspira encontrar hierarquicamente a possibilidade de sinistros de acordo com sua frequência e montante afetado pelos agentes de degradação de um bem musealizado. Como resultados, foram traçados princípios norteadores para uma gestão de riscos qualificada e focada, instigando a preocupação e capacitação de museólogos e recursos humanos de um museu, com a conservação preventiva. Ao final deste trabalho, sugere-se a requalificação da reserva técnica do museu de estudo, tendo em voga os atributos aplicáveis à profissão, pelo resultado do diagnóstico. A gestão de riscos, portanto, é um ato contínuo e necessário para que o museu consiga exercer sua função social na sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Museologia, Museu de Arte de Goiânia, Arte, Conservação, Gestão de riscos, Art, Goiânia, Art museum, Conservation, Risk management, Museology

Citação

OLIVEIRA, Henrique Moreira. Gerenciamento de riscos em acervos museológicos: diagnóstico e conservação no Museu de Arte de Goiânia (MAG). 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.