Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10803
Tipo do documento: TCC
Título: Histórias em quadrinhos como suporte para o processo de ensino-aprendizagem
Autor: Almeida, Jéssica Avanzo
Primeiro orientador: Christino, Daniel
Primeiro membro da banca: Santos, Andréa Pereira dos
Resumo: O intuito desta pesquisa está voltado a salientar que as Histórias em quadrinhos podem ser meios eficazes de disseminação e propagação da informação, e como estas, por meio de sua linguagem, podem servir de suporte para o processo de ensino-aprendizagem. São fontes de informação, pois geram e veiculam informações, podendo auxiliar no processo de aprendizagem, simplificando assuntos complexos nas mais diversas áreas do conhecimento. O potencial das Histórias em quadrinhos está ligado a sua linguagem verbal e icônica e aos seus elementos. Produzem conhecimento, estimulam a leitura e o raciocínio e desenvolvem habilidades de decodificação de textos e imagens. Os quadrinhos são um meio bastante eficiente para ser utilizado no processo educacional, para as mais diversas faixas etárias, como um recurso informacional, didático e literário, compondo um valioso instrumento de pesquisa e ao mesmo tempo transformando-se em um material para o lazer. As Histórias em quadrinhos são estruturadas com uma linguagem, simples, clara e objetiva, proporcionando aos seus leitores uma vasta gama de conhecimento e informação.
Abstract: The purpose of this research is to point out that Comic books can be an effective way of dissemination and propagation of information, and how they, by its language, may provide support to the teaching and learning process. They are sources of information, because they generate and disseminate information, and they can assist the learning process, simplifying complex matters in several knowledge areas. The comic books potential is related to their verbal and iconic elements and their language. They generate knowledge, stimulate reading and logic and develop skills to decode texts and images. The Comic books are a very efficient instrument to be used in the educational process, for different age groups, as an informational, literary and educational resource, making a valuable research tool while turning into a material for fun. The Comic books are structured with a simple, clear and objective language, providing its readers with a wide range of knowledge and information.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Linguagem
Ensino-aprendizagem
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: ALMEIDA, Jéssica Avanzo. Histórias em quadrinhos como suporte para o processo de ensino-aprendizagem. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10803
Data de publicação: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Biblioteconomia - Jéssica Avanzo Almeida1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.