Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10949
Tipo do documento: TCC
Título: Características dos docentes ideais e reais na graduação em Ciências Contábeis através da opinião dos discentes de contabilidade da Universidade Federal de Goiás
Autor: Souza, Évelin Martins de
Primeiro orientador: Machado, Michele Rílany Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa verificou se as características ideais dos docentes de graduação em Ciências Contábeis, na visão dos discentes, são as que estão presentes em seus professores de forma geral. Para tal objetivo o estudo foi caracterizado como do tipo bibliográfico, survey e descritivo, com abordagem quantitativa quando da coleta e análise de dados. O levantamento de dados foi feito através de aplicação do questionário de Gabrielli (1999), no qual utilizou-se em integralidade das categorias propostas pela pesquisadora, em que as questões são formadas por escalas de atitude. O questionário foi aplicado de forma online, onde foram enviados para os e-mails dos graduandos de Ciências Contábeis e se obteve uma taxa de resposta de 14,93%. Técnicas de estatística descritiva foram adotadas para verificar se as características ideais estão presentes nos professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás. A análise de dados foi dividida em duas partes, sendo a primeira a demográfica e individual, e segunda sobre as características ideais e reais. Os alunos de Ciências Contábeis idealizam um professor cuja prática didádico-pedagógica e o conhecimento sejam dominados pelos docentes, e interfere nesses dois itens a relação interpessoal negativa entre graduando e professor. Os respondentes indicaram que há déficit inerente ao domínio do conhecimento na área desejada, o que não condiz com o desejado ou idealizado. Para as práticas didádico-pedagógicas, grande parte destas características estão presentes apenas em alguns professores. Por fim, os resultados da pesquisa indicaram que as características ideais quanto à relação interpessoal estão presentes nos docentes de contabilidade, exceto quanto a abertura às sugestões e críticas sob a forma de condução do ensino.
Palavras-chave: Características ideais e reais professores
Avaliação através do universitário
Itens positivos e negativos
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SOUZA, Évelin Martins de. Características dos docentes ideais e reais na graduação em Ciências Contábeis através da opinião dos discentes de contabilidade da Universidade Federal de Goiás. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10949
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Évelin Martins de Souza.pdf651,36 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.