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Tipo do documento: TCC
Título: Avaliação do programa de educação profissional continuada na ótica de um auditor independente
Autor: Oliveira, Letícia de
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Resumo: O programa de Educação Profissional Continuada tem caráter obrigatório para auditores independentes. Entrou em vigor em 2003, com a promulgação da Resolução CFC nº 945/02 e atualmente é regulamentado pela Resolução CFC NBCPA12, de 11 de dezembro de 2013, que e stá em vigor desde 01 de Janeiro de 2014. Tal programa é de suma importância para que o profissional se mantenha atualizado , podendo oferecer melhores serviços e para qu e se mante nha de forma competitiva no mercado. O presente trabalho teve por objetivo verificar a percepção de um auditor independente, atuante em Goiás, acerca do Programa de Educação Profissional Continuada. Para desenvolvimento da pesquisa, foi realizada entrevista em profundidade com um auditor ind ependente com registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) ativo e registrado junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), com posterior utilização da técnica de análise de conteúdo. As análises mostraram que os cursos para cumpriment o do programa de educação profissional continuada no estado de Goiás ainda são poucos, porém o número de pontos a serem cumpridos também é pequeno. Constatou - se, também, que há uma repetição na prestação de contas das horas cumpridas, uma vez que ela ocorr e junto ao CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e posteriormente à CVM e que o programa deveria ser obrigatório aos demais profissionais da área contábil, deixando de ser obrigatório apenas aos auditores independentes. Concluiu - se, então, que o programa de educação profissional continuada é satisfatório, porém ainda precisa ser melhorado, e, ao mesmo tempo, ser mais abrangente, com o oferecimento de mais cursos, de modo que possa melhor atender aos profissionais da área contábil, tanto auditores independ entes quanto outros.
Abstract: The program of Continuing Professional Education is mandatory for auditors. Entered into force in 2003, with the enactment of CFC Resolution No. 945/02 and is currently regulated by Resolution CFC NBCPA12 of December 11, 2013, which came into force from Ja nuary 1, 2014. Such a program is of paramount importance for the professional to keep up, can offer better service and keep up competitively in the market. This study aimed to verify the perception of an independent auditor, active in Goiás, about Continui ng Professional Education Program. To develop the research, in - depth interview was conducted with an independent auditor registered with the National Registry of Certified Public Accountants (CNAI) active and registered with the CVM (Securities Commission) , with later use of the technique of content analysis. Analyses showed that the courses to meet the continuing professional education program in the state of Goiás are few, but the number of points to be completed is also small. It was found also that ther e is a repetition in the accountability of hours completed, since it occurs with the CFC (Federal Accounting Council) and later to the CVM and to other professionals in the accounting area the program should be mandatory, longer be required only to the ind ependent auditors. Then it was concluded that the program of continuing professional education is satisfactory but still needs to be improved, and at the same time being more comprehensive, by offering more courses, so that it can better serve the professi onal accounting area as much as other independent auditors.
Palavras-chave: Programa de educação profissional continuada
Auditores independentes
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Letícia de. Avaliação do programa de educação profissional continuada na ótica de um auditor independente. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10951
Data de publicação: Jul-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

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