Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10959
Tipo do documento: TCC
Título: Análise da distribuiçao do valor adicionado em empresas de capital aberto e em empresas de capital fechado
Autor: Abadia, Rodrigo Junqueira
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Resumo: A demonstracao do valor adicionado tem a finalidade de evidenciar como ocorre a adição de valor pela empresa e de que forma ele é distribuído. A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar se existem diferenças estatisticamente significativas na distribuição do valor adicionado para os agentes (empregados, governo, financiadores externos e acionistas) entre empresas de capital aberto e empresas de capital fechado. Também foi analisado se o tipo de controle da empresa (público/privado) e o setor de atividade financeira da empresa influenciam na distribuição de riqueza. Na distribuição para os empregados foi analisado adicionalmente se empresas pertencentes ao ranking de melhores empresas para se trabalhar da revista Você S/A e Exame dão um tratamento diferenciado em relação às empresas não listadas. Para isso foram utilizadas demonstrações dos anos de 2011, 2012 e 2013 de 45 empresas de capital fechado, selecionadas entre 298 empresas participantes do Troféu Transparência 2013 / Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN, e 58 empresas de capital aberto, selecionadas entre empresas pertencentes ao Índice Brasil 100 da Bovespa, totalizando 309 observações, foi feita a detecção e remoção de outliers, restando 290 observações para análise. Para verificar se existem e quais foram às diferenças foi utilizado o teste de regressão linear múltipla, este teste estuda qual a relação entre diferentes variáveis explicativas sobre uma variável dependente. A partir dos resultados obtidos, pôde-se inferir que houve diferença significativa para empresas de capital aberto e capital fechado somente na distribuição para governo. O tipo de controle demonstrou influenciar as distribuições para os empregados, remuneração dos capitais de terceiros e remuneração dos capitais próprios. O setor de atividade empresarial apresentou influência nas distribuições para o governo, remuneração dos capitais de terceiros e remuneração dos capitais próprios. Percebeu-se também que as empresas presentes no ranking das melhores empresas para se trabalhar não dão tratamento diferenciado aos empregados em relação às empresas que não estão presentes no ranking. Percebe-se então que o fato de ser empresa de capital aberto ou fechado não gera grandes influências na distribuição de riquezas, o tipo de controle e o setor de atuação demonstraram maior influência na distribuição do valor adicionado.
Palavras-chave: Distribuição do valor adicionado
Empresa de capital aberto
Empresa de capital fechado
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: ABADIA, Rodrigo Junqueira. Análise da Distribuição do Valor Adicionado em empresas de capital aberto e em empresas de capital fechado. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10959
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Rodrigo Junqueira Abadia.pdf536 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.