Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10967
Tipo do documento: TCC
Título: Percepção sobre a atitude interdisciplinar dos professores do curso de Ciências Contábeis: um estudo na Universidade Federal de Goiás
Autor: Duarte, Luis Fernando Oliveira
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Resumo: O ensino acompanhou as mudanças sofridas no mercado de trabalho no decorrer do tempo. O mercado, a cada dia, exige profissionais mais completos, com atitude, conhecimento e visão global. Para isso, o professor deixou de ser o transmissor de conhecimento para ser o orientador de como criar conhecimento. Nesse contexto, a interdisciplinaridade se fez presente. Na década de 60, começaram as discussões sobre interdisciplinaridade. No Brasil, os primeiros estudos começaram na década de 70 e a legislação hoje que discorre a respeito das bases e diretrizes da educação nacional já corrobora com a necessidade de um ensino cada vez menos fragmentado para formação de um profissional capaz de ser inserido no mercado de trabalho e de participar no desenvolvimento da sociedade brasileira. A literatura a respeito da interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis é escassa. A presente pesquisa tem como objetivo identificar, na Universidade Federal de Goiás, as práticas docentes em relação à interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis. Para isso, foi utilizada uma metodologia descritiva, composta pela análise de conteúdo e apresentação de gráficos, com base em um questionário aplicado para os docentes do curso Ciências Contábeis e para os discentes do curso de Administração, de Economia e de Contabilidade que tiveram aulas de disciplinas de contabilidade ministradas pelos docentes em questão no 2º semestre de 2014. O questionário aplicado possui 4 perguntas fechadas e 10 perguntas abertas, que avaliam os seguintes elementos: relação do conteúdo com a realidade social e o mercado de trabalho, realização de pesquisa, aprendizagem de novos conhecimentos, vinculação de disciplinas, atividade de extensão, trabalhos integrados, foco em áreas diversas, fortalecimento da grade, áreas priorizadas e consolidação de conhecimento adquiridos. A partir da análise, constata-se que os professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás realizam práticas interdisciplinares parcialmente.
Palavras-chave: Fragmentação
Interdisciplinaridade
Ciências Contábeis
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: DUARTE, Luis Fernando Oliveira. Percepção sobre a atitude interdisciplinar dos professores do curso de Ciências Contábeis: um estudo na Universidade Federal de Goiás. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10967
Data de publicação: 11-Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Luis Fernando Oliveira.pdf697,25 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.