Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10975
Tipo do documento: TCC
Título: Relação entre a remuneração de executivos e o desempenho financeiro dos bancos brasileiros de capital aberto
Autor: Castilho, Zhara Helou Ribeiro de
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Resumo: O setor financeiro é um dos setores que mais remuneram seus executivos, neste sentido, sob a ótica da Teoria da Agência, espera-se um alinhamento entre os incentivos fornecidos aos executivos e o desempenho financeiro dos bancos. O objetivo geral da pesquisa foi verificar a relação entre a remuneração da diretoria estatutária e o desempenho financeiro dos bancos brasileiros. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se regressão múltipla estimada pelo modelo dos mínimos quadrados ordinários para testar uma amostra de 26 bancos de capital aberto entre os anos de 2009 a 2013. De acordo com os resultados obtidos, apenas o retorno sobre ativos demonstrou relação positiva com a remuneração dos executivos. Entretanto, a variável lucro por ação se relacionou negativamente com a remuneração executiva, ou seja, quanto maior for o lucro por ação, menor é a remuneração dos executivos. O retorno sobre o patrimônio líquido não demonstrou relação com a remuneração dos executivos. Em relação ao tamanho dos bancos e número de executivos, ambos possuem relação com a remuneração, verificando que há aumento da remuneração dos executivos quando há aumento dos Ativos Totais dos bancos, e que as maiores remunerações vão para os cargos hierarquicamente mais altos. Por fim, constatou-se que 63% da remuneração dos executivos é composta pela remuneração variável, demonstrando o uso intensivo de remuneração como incentivo aos executivos dos bancos brasileiros. Conclui-se que não foi possível estabelecer relação linear entre as variáveis de desempenho financeiro para com a remuneração dos executivos.
Palavras-chave: Teoria da agência
Remuneração de executivos dos bancos
Modelo de incentivos
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: CASTILHO, Zhara Helou Ribeiro de. Relação entre a remuneração de executivos e o desempenho financeiro dos bancos brasileiros de capital aberto. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10975
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Zhara Helou Ribeiro de Castilho.pdf852,14 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.