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Tipo do documento: TCC
Título: Processo de inclusão-exclusão nas aulas de educação física escolar
Autor: Viana, Antonio Carlos Barros
Primeiro orientador: Leite, Jaciara Oliveira
Primeiro membro da banca: Leite, Jaciara Oliveira
Resumo: Diante da realidade observada, pode - se apontar para a questão do espaço físico e das instalações, como f atores que podem comprometer de modo significativo o trabalho pedagógico da educação física. Numa reflexão mais ampla sobre o ensino da educação física n as escolas públicas, constataram - se outros aspectos que também trazem limitações: o valor social atrib uído à disciplina, a atuação do professor e a organização administrativa da escola. Identificou - se , mais uma vez, nos limites deste trabalho, a necessidade da educação física escolar refletir constantemente em torno de seus objetivos, pressupostos teóricos , limitações e possibilidades, uma vez que a sociedade em que estamos inseridos nos apresenta novos desafios. Ao defende r a inserção de educação física na escola, atribuem lhe papéis e objetivos, sejam eles voltados para melhora da qualidade de vida e saúd e, para desenvolvimento motor ou para apreensão da cultura corporal e para a inclusão social . Dessa forma, há necessidade de atentar para a problemática das condições d e trabalho do educador , para que venci da s as defi ciências estruturais ( do espaço físico e de instalações com qualidade), e obtendo seus objetivos , a educação física concretize sua importância e constância no âmbito da Educação Básica. O esvaziamento do conhecimento ocorre porque os docentes ao mesmo tempo em que consideram o conhecimento e o aprofundamento teórico, relevantes, não conseguem compreender de que modo isto se daria em sua prática cotidiana e isto se deve a vários fatores, desde sua formação inicial pautada numa perspectiva tradicional de ensino até as tendências pós - modernas que invadem o cotidiano da escola e da sociedade de um modo geral, mascarando a realidade em que vivemos, como uma nova moda intelectual. A inclusão na prática não precisa somente ser entendida e aceita por todos, mas valorizada em sua diversidade. Não bastam espaços físicos adequados, 30 currículo fundamentado e organiz ado, professores bem preparados, equipe multidisciplinar, se os alunos não forem respeitad o s em suas „potencialidades‟. É importante que haja novas pesquisas que se desdobram desta investigação, e que apontem sugestões e soluções para que todos os alunos realmente sejam incluídos nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Educação fisica escolar
Inclusão-exclusão escolar
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: VIANA, Antônio Carlos Barros. Processo de inclusão-exclusão nas aulas de educação física escolar. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10979
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

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