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Tipo do documento: Artigo
Título: Considerações teóricas sobre práticas de educação ambiental nas escolas brasileiras: conceito, trajetória, inclusão e aplicação
Título(s) alternativo(s): Theoretical considerations on practices of environmental education brazilian in schools: concept, trajectory, inclusion and application
Considerations theoriques sur les pratiques d`education environnementale dans les ecoles bresiliennes : concept, trajectoire, inclusion et applicabilite
Autor: Batista, Daiane Ferreira
Paula, Mariana Crepaldi de
Resumo: Educação Ambiental (EA) se apresenta fundamental para a sensibilização da sociedade em relação ao meio ambiente, criando oportunidades para a autonomização e assim possibilitando uma ação responsável e respeitosa. O presente artigo traz uma análise sobre os trabalhos de EA e os possíveis resultados refletidos no meio ambiente, isto se fez necessário devido à preocupação das pessoas pela degradação ambiental proveniente das ações antrópicas. O trabalho traz conceitos dos atos políticos ideológicos formulados nas conferências internacionais que inspiraram diretrizes, leis, ONGs, e que fortaleceram os trabalhos voltados à transformação socio-ambiental. A pesquisa objetivou apresentar os principais conceitos relacionados à Educação Ambiental, apontando um pouco de sua trajetória no Brasil e no mundo, a forma como se deu sua inclusão nas escolas brasileiras, afirmando a importância de ser repassada como disciplina e não como tema transversal e, por fim, apresentando os benefícios de um trabalho educativo engajado e epistemologicamente embasado assim como os problemas de uma aplicação pro-forma, não implicada. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica, através de levantamento de dados e coleta de informações. Concluímos que a EA pode ser uma ferramenta chave para a formação de indivíduos capazes de atuar consciente e sensivelmente, responsáveis pelos atos, conseguindo se relacionar em grupos de maneira a dar e receber saberes. Além disso, a EA contribui para a reorientação conceitual da situação ambiental.
Abstract: Environmental Education (EE) presents fundamental to societal awareness in relation to the environment, creating opportunities to the empowerment and allowing a responsible and respectful action. This paper presents an analysis of the work of EA and the possible outcomes reflected in the environment, coming from human actions. The work brings concepts of ideological political acts formulated at international conferences that inspired guidelines, laws, NGOs, and that strengthened the work focused on socio-environmental transformation. The research aims to present the key concepts related to environmental education, pointing a bit of its trajectory in Brazil and the world, how they gave their inclusion in Brazilian schools, affirming the importance of being passed as a subject and not as a crosscutting theme, presenting the benefits of an engaged and epistemologically grounded as well as problems in application pro-forma, not involved. The methodology consisted of literature review through data collection and gathering information. We conclude that the EE can be a key tool for the education of individuals able to act consciously and sensibly, responsible for the acts, getting to bond in groups in order to give and receive knowledge. Also EE contributes to the conceptual reorientation of the environmental situation.
L`éducation environnementale est fondamentale pour la sensibilisation de la société en relation à l`environnement, offrant des opportunités pour l`autonomisation et ainsi rendant possible une action responsable et respectueuse. Cet étude analyse les travaux d`éducation environnementale et les possibles résultats en rapport à l`environnement. Ceci a été nécessaire à cause de la préoccupation portée au publique par la dégradation environnementale des actions anthropiques. Ce travail amène des concepts des actes politique-idéologiques formulés par les conférences internationales qui ont inspiré des directives, lois, ONGs et qui ont renforcé les travaux à vocation de transformation socio-environnementale. La recherche a eu comme objectif présenter les principaux concepts en rapport avec l`éducation environnementale, pointant un peu de son trajectoire au Brésil et dans le monde, la façon dont s`est faite son inclusion dans les écoles brésiliennes, affirmant l`importance d`être travaillé en tant que discipline et non en tant que thème transversale, enfin, présentant les bénéfices d`un travail éducatif engagé et épistémologiquement enraciné ainsi que les problèmes d`une application purement formelle, sans implication. La méthode utilisée a été révision bibliographique collecte de donnés et d`informations. Nous avons conclut que l`éducation environnementale peut être un outil clé pour la formation des individus capables d`agir consciente et sensiblement, responsables par ses actes, pouvant créer des relations en groupes de façon a donner et recevoir des savoirs. En autre l`éducation environnementale contribue pour la réorientation conceptuelle de la situation environnementale.
Palavras-chave: Educação ambiental
Autonomia
Troca de saberes
Environmental education
Autonomy
Exchange of knowledge
Education environnementale
Autonomie
Échange de savoirs
País: brasil
Instituição: Sandra de Fátima Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Programa: Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental (IESA)
Citação: BATISTA, Daiane Ferreira; PAULA, Mariana Crepaldi de. Considerações teóricas sobre práticas de educação ambiental nas escolas brasileiras: conceito, trajetória, inclusão e aplicação. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, GO, v. 4, n.1, p. 66-82, jan./jun. 2014. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/teri/article/view/33944/17960>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/teri.v4i1.33944
Identificador do documento: 10.5216/teri.v4i1.33944
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10984
Data de publicação: 30-Jun-2014
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