Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10993
Tipo do documento: TCC
Título: Impacto na geração e distribuição de valor das empresas incluídas e excluídas do ISE
Autor: Souza, Gabriela Carvalho de
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Alex Mussoi
Carmo, Carlos Henrique Silva do
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da inclusão e exclusão do ISE na geração e distribuição de riqueza das companhias brasileiras de capital aberto. Foram utilizados os indicadores de geração e distribuição de riqueza como variáveis na análise do estudo. A análise contemplou as empresas que, no período de 2008 a 2013, entraram e saíram da carteira do ISE, o que resultou em 23 empresas na amostra. Para obtenção dos dados necessários à elaboração dos indicadores, foi utilizado a base de dados SInC e o site da BM&FBOVESPA. Para analisar se as médias foram diferentes, ou seja se a variação desses indicadores foi significativa, utilizou-se o teste estatístico paramétrico t de Student para amostras independentes e o teste Mann-Whitney para amostras não paramétricas. Os principais resultados demonstraram que a entrada e saída do ISE não afeta significativamente a Geração e Distribuição do Valor Adicionado dentro das empresas da amostra. A exceção a esse resultado foram o indicador de variação do valor adicionado e o indicador de potencial do PL para gerar Riqueza, cujo resultado apresentou variação significativa em relação aos períodos de inclusão e exclusão da carteira do ISE. Os resultados permitiram concluir que a entrada e a saída dessas empresas da carteira do ISE não afetou significativamente a DVA dessas empresas, tanto na geração, quanto na distribuição de riqueza, considerando os indicadores utilizados na pesquisa.
Palavras-chave: ISE
DVA
Sustentabilidade
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SOUZA, Gabriela Carvalho de. Impacto na geração e distribuição de valor das empresas incluídas e excluídas do ISE. 2015. 35 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10993
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Gabriela Carvalho de Souza.pdf837,66 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.