Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10999
Tipo do documento: TCC
Título: Impacto na evidenciação dos custos ambientais das empresas em função da saída do índice de sustentabilidade empresarial
Autor: Santana Sobrinho, Henrique Pereira
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Resumo: É notória a preocupação com questões ambientais em todas as esferas da sociedade, seja por parte do cidadão, do governo e até das empresas frente ao agravamento dos problemas ambientais. Por esse motivo nota-se nas empresas o aumento dos gastos com recuperação, preservação e manutenção do meio ambiente haja visto que são as empresas os maiores causadores dos problemas ambientais. Criado em 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial mantêm em sua carteira empresas preocupadas com questões socioambientais, espera-se dessas empresas maior divulgação dos custos ambientais. Esta pesquisa teve por objetivo identificar se existe algum impacto na evidenciação dos custos referentes ao meio ambiente das empresas que deixam de fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial de acordo com a categorização de Rover, Borba e Borgert (2008) adaptada por Silva et.al (2011). A pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, feita através de pesquisa documental, aplicando análise de conteúdo. Fizeram parte da amostra 17 empresas que foram excluídas do ISE entre 2006 e 2014. Os resultados apontam que existe pouca evidenciação dos custos com meio ambiente foram identificadas apenas 28 observações enquanto faziam parte do ISE e 27 observações após saída, esses números representam apenas 9% do total possível de evidenciação de custos ambientais. Conclui-se, que a saída do ISE não impacta no nível de evidenciação dos custos ambientais que já são baixos, pelo fato da divulgação ser predominantemente voluntária.
Palavras-chave: Custos ambientais
Índice de sustentabilidade empresarial
Evidenciação de custos ambientais
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SANTANA SOBRINHO, Henrique Pereira. Impacto na evidenciação dos custos ambientais das empresas em função da saída do índice de sustentabilidade empresarial. 2015. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10999
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Henrique Pereira Santana Sobrinho.pdf873,55 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.