Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11029
Tipo do documento: TCC
Título: Impacto do CPC 46 na evidenciação sobre valor justo: análise nas empresas que operam com ativos biológicos e propriedades para investimento
Autor: Oliveira, Leandro Hebert de Souza
Primeiro orientador: Ribeiro, Alex Mussoi
Primeiro membro da banca: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Rech, Ilírio José
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar o impacto do CPC 46 na evidenciação sobre o valor justo das companhias abertas brasileiras que operam com ativos biológicos e propriedades para investimento. Para atingir o objetivo do estudo verificou-se as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP’s) referentes aos anos de 2011 e 2013, visando medir o nível de disclosure, que foi calculado através de um índice de evidenciação com base na métrica elaborada a partir das exigências de divulgação contidas no Pronunciamento Técnico CPC 46 – Mensuração a Valor Justo. Através da Regressão Linear Múltipla foram testadas, além da variável independente de interesse (Norma), mais cinco variáveis independentes de controle, sendo: tamanho, desempenho, empresa de auditoria big four, nível de governança corporativa e setor de atuação. Os resultados demonstram que a variável de interesse (Norma) não se mostrou estatisticamente significativa para influenciar as práticas de disclosure das empresas analisadas, no modelo percebeu-se também que empresas auditadas pelas Big Four divulgam mais informações acerca da mensuração a valor justo. Na pesquisa utilizou-se também o teste estatístico de Wilcoxon com o intuito de verificar se existem diferenças significativas entre os níveis de evidenciação dos dois períodos. Os resultados mostram que não existem diferenças estatisticamente significativas de um período para o outro. Utilizando dos dados obtidos no estudo, os mesmos permitiram concluir que o nível de divulgação efetuado pelas empresas não apresentou evolução significativa em 2013 comparativamente ao evidenciado em 2011 e que o nível de evidenciação do valor justo no período analisado pode ser considerado deficiente.
Palavras-chave: Evidenciação
Valor justo
Regressão linear múltipla
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Leandro Hebert de Souza. Impacto do CPC 46 na evidenciação sobre valor justo: análise nas empresas que operam com ativos biológicos e propriedades para investimento. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11029
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Leandro Hebert de Souza Oliveira.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.