Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11031
Tipo do documento: TCC
Título: O impacto das normas em IFRS na contabilidade gerencial sob a ótica dos professores de graduação em contabilidade
Autor: Azevedo, Luiz Paulo Costa
Primeiro orientador: Araújo, Kleber Domingos de
Primeiro membro da banca: Santos, Thaísa Renata dos
Castro, Glória Lúcia Teixeira de
Resumo: Diante de um cenário econômico em constantes mudanças, surgem novos desafios para pesquisadores, estudiosos, profissionais e usuários da contabilidade, bem como para as entidades responsáveis pela emissão de normas contábeis, que passam a desempenhar um importante papel no processo de harmonização das práticas contábeis. A partir disso, em resposta a essa nova demanda global, órgãos internacionais, como o International Accounting Standards Board – IASB e a IFRS Fundation - Fundação IFRS tem trabalhado em conjunto na emissão e supervisão, respectivamente, das normas contábeis a nível internacional, denominadas International Financial Reporting Standards – IFRS, no intuito de minimizar as divergências internacionais existentes nos mercados e facilitar a comunicação e a comparação das informações contábeis. A convergência às normas em IFRS proporcionou várias mudanças na contabilidade, especialmente na contabilidade gerencial. Para muitos pesquisadores e estudiosos, a convergência às normas internacionais de contabilidade, trouxe significativas evidências de aproximação entre contabilidade gerencial e financeira, mudanças na controladoria, mudanças na contabilização a valor justo, entre outras mudanças. Segundo Barth (2008) espera-se ainda que a convergência promova impactos no campo acadêmico, já que diante de uma demanda por informações contábeis relevantes com um maior julgamento profissional, profissionais qualificados e capacitados serão requeridos pelo mercado e para isso os docentes deverão estar prontos para preparar os futuros profissionais para esse novo mercado. A partir disso, está pesquisa buscou identificar através das percepções de docentes de graduação em contabilidade, quais os principais impactos que a convergência às normas em IFRS provocou sobre a contabilidade gerencial e sobre o ensino. Através de um questionário de 30 perguntas aplicado on-line para uma amostra não probabilística de 33 docentes dos cursos de graduação em Contabilidade Gerencial, Custos e Controladoria de 20 Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Goiânia, concluiu-se que a grande maioria dos respondentes concordaram que ocorreu aproximação entre contabilidade gerencial e a contabilidade financeira com a convergência às normas em IFRS. Além disso, os docentes concordaram que há a necessidade de ocorrer mudanças nos currículos dos cursos nas IES e no método de ensino dos docentes diante da nova contabilidade global.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Convergência
Ensino
Valor justo
Docentes
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: AZEVEDO, Luiz Paulo Costa. O impacto das normas em IFRS na contabilidade gerencial sob a ótica dos professores de graduação em contabilidade. 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11031
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Luiz Paulo Costa Azevedo.pdf816,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.