Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11034
Tipo do documento: TCC
Título: Alinhamento estratégico com a gestão das partes interessadas: uma análise da associação entre o conteúdo da missão e a distribuição de riqueza aos empregados
Autor: Gonçalves, Mariana Faleiro
Primeiro orientador: Ribeiro, Alex Mussoi
Primeiro membro da banca: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Cunha, Moisés Ferreira da
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a associação entre o conteúdo da missão estratégica, focando-se na presença dos empregados e seus diversos termos na declaração, e a distribuição do valor adicionado aos empregados que consta na Demonstração do Valor Adicionado (DVA). A partir deste propósito, foram selecionadas no website da BM&FBovespa 521 empresas para análise. Porém, parte delas foi excluída dos estudos por não possuir endereço eletrônico, por não possuir uma declaração de missão, por não divulgar outras informações como número de empregados ou a DVA, ou por terem obtido um valor adicionado gerado negativo ou menor que a distribuição da riqueza aos empregados. Chegou- se por fim a um universo de 243 empresas. A partir das variáveis coletadas nos sites institucionais, e nos Formulários de Referência da CVM e da BM&FBovespa, estruturou-se um modelo estatístico que pudesse encontrar o nível de relação entre a presença dos empregados nas missões e a distribuição de riqueza a eles. A partir da regressão múltipla em que a variável de interesse era a variável dummy MISSÃO, observou-se que constar o empregado na missão tem uma relação positiva e significativa com a distribuição de maior valor adicionado a ele, descoberta que vai de encontro a autores como Baetz e Bart (1996), Baetz e Beamish (1993), Bart (1997), Bart (2006) e Sidhu (2003), e se posiciona contrariamente a autores como Bartkus, Glassman e McAfee (2000), Bartkus e Glassman (2008) e Mussoi, Silva e Lunkes (2011).
Palavras-chave: Missão estratégica
Empregados
Demonstração do valor adicionado (DVA)
Distribuição do valor adicionado
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: GONÇALVES, Mariana Faleiro. Alinhamento estratégico com a gestão das partes interessadas: uma análise da associação entre o conteúdo da missão e a distribuição de riqueza aos empregados. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11034
Data de publicação: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Mariana Faleiro Gonçalves.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.