Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11038
Tipo do documento: TCC
Título: Análise do impacto da certificação de sustentabilidade da BM&FBOVESPA no valor adicionado das empresas de construção civil
Autor: Duarte, Jheneffer Silva Santos
Primeiro orientador: Campos, Lorena Almeida
Primeiro membro da banca: Souza, Emerson Santana de
Castro, Glória Lúcia Teixeira de
Resumo: Neste estudo é investigada a análise da geração da riqueza das empresas de construção civil que são consideradas sustentáveis pela BM&FBOVESPA de acordo com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A construção civil é uma área que ao longo do tempo cresce econômica e socialmente, isso traz relevância para fazer tal análise com base na Demonstração do Valor Adicional (DVA). Encontra-se na BM&FBOVESPA vinte empresas do ramo de construção civil, do qual algumas fazem parte do ISE e outras não entram nos quesitos para incorporação desta certificação, onde ambas são fonte de estudos. O trabalho, em primeiro plano faz uso da revisão bibliográfica para fundamentar a origem da pesquisa e em segundo plano usa a forma experimental para evidenciação dos dados em cima de indicadores que proporcionam analisar a criação de riqueza e verificar o impacto da certificação do ISE para geração da riqueza. É possível ainda observar a evolução dessas empresas ao longo de um período determinado, que neste estudo se fundamenta entre os anos de 2010 a 2013, entre as companhias compatíveis com a certificação sustentável e as companhias que não faz uso da mesma. Com essa análise, e descartando outras possíveis influências, é possível identificar que o ISE teve influência nas empresas com desenvolvimento sustentável, pelo fato delas apresentarem uma maior geração de riqueza e isso influenciar na questão socioeconômica do meio em que atuam sustentavelmente.
Palavras-chave: Construção civil
Sustentabilidade
Geração de riqueza
Valor adicionado
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: DUARTE, Jheneffer Silva Santos. Análise do impacto da certificação de sustentabilidade da BM&FBOVESPA no valor adicionado das empresas de construção civil. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11038
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Jheneffer Silva Santos Duarte.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.