Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11040
Tipo do documento: TCC
Título: Investigação dos fatores que contribuem para a retenção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás
Autor: Oliveira, Ingrid Cristina Sena de
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Oliveira, Johnny Jorge de
Nascimento, Denise Fernandes
Resumo: A retenção estudantil é um dos problemas que atingem negativamente as instituições de ensino superior, principalmente as universidades públicas. Esta pesquisa teve por objetivo identificar as causas da retenção dos alunos que ingressaram no período de 2011-1 a 2014 no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás. Para alcançar este objetivo foram aplicados questionários aos alunos. Este também buscou entender os motivos de reprovação e de abandono de disciplinas. Os dados foram apresentados através de tabelas e gráficos. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos alunos irá demorar mais de quatro anos para se formar e que a reprovação, a dificuldade de conciliar trabalho e academia e o abandono de disciplinas foram os principais motivos. Para a reprovação de disciplinas, os motivos de maior representatividade foram: Não conseguia acompanhar a disciplina, desmotivação com a disciplina e falta de tempo para estudar. Para o abandono os principais motivos apontados foram a falta de didática do professor, a dificuldade de acompanhar a disciplina e desmotivação com a disciplina. Também pôde ser identificado que os fatores de retenção também atingem os ingressos de 2014.
Palavras-chave: Retenção de alunos
Fatores de retenção
Reprovação de disciplinas
Abandono de disciplinas
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Ingrid Cristina Sena de. Investigação dos fatores que contribuem para retenção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11040
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Ingrid Cristina Sena de Oliveira.pdf869,19 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.