Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11042
Tipo do documento: TCC
Título: Um estudo sobre os restos a pagar e a anualidade orçamentária nas despesas da Prefeitura Municipal de Goiânia entre os anos de 2008 a 2013
Autor: Cruvinel, Chinaider Cardozo
Primeiro orientador: Oliveira, Johnny Jorge de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Denise Fernandes
Tavares Júnior, Ednilto Pereira
Resumo: Os restos a pagar se constitui num instrumento que permite o acúmulo de despesas ao longo dos anos, gerando impactos negativos sobre o planejamento e a execução das políticas públicas. Em alguns países desenvolvidos é utilizado o mecanismo denominado carry-over, em que o traslado das despesas orçamentárias fica condicionado à existência de recursos financeiros a serem executados no exercício seguinte, permitindo o fim dos cancelamentos de restos a pagar e priorizando o pagamento das despesas. A partir de amostras de empenhos de despesas inscritas extraídas do SOF – Sistema Orçamentário e Financeiro da Prefeitura Municipal de Goiânia analisou-se o tempo médio de execução das dotações orçamentárias por meio do acompanhamento do fluxo de Restos a Pagar. Os resultados indicaram que algumas despesas chegam a alcançar 4 (quatro) anos para sua execução. Assim, demonstra-se que as despesas vêm sendo fixadas acima da capacidade de execução do órgão público. Por meio da inscrição em restos a pagar, as dotações tramitam por mais de um exercício, dando ao orçamento características plurianuais, ferindo o Princípio da Anualidade, com a postergação dos pagamentos das despesas. Portanto, o carry-over surge como uma alternativa a ser adotada pelos entes públicos, que enfrentam dificuldades na execução de suas despesas.
Palavras-chave: Anualidade orçamentária
Restos a pagar
carry-over
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: CRUVINEL, Chinaider Cardozo. Um estudo sobre os restos a pagar e a anualidade orçamentária nas despesas da Prefeitura Municipal de Goiânia entre os anos de 2008 a 2013. 2014. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11042
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Chinaider Cardozo Cruvinel.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.