Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11043
Tipo do documento: TCC
Título: O papel da contabilidade gerencial no desenvolvimento das indústrias extrativistas de gesso em Grajaú – MA
Autor: Rabelo, Caroline Santos
Primeiro orientador: Ferreira, Celma Duque
Primeiro membro da banca: Campos, Lorena Almeida
Amaral, Gustavo dos Santos
Resumo: A contabilidade gerencial é uma ferramenta utilizada para auxiliar gestores na tomada de decisões, e deve ser aplicada, também, em Micro e Pequenas Empresas. O objetivo principal da pesquisa é identificar como a gestão das indústrias do pólo gesseiro de Grajaú utiliza a contabilidade gerencial na tomada de decisão. Como objetivos específicos pautam-se: investigar se as indústrias utilizam instrumentos da contabilidade gerencial, quais instrumentos são utilizados, se adotam método de custeio e se realizam controle de custos. Em busca de atingir os objetivos foram elaborados questionários, que foram respondidos pelos gestores das empresas, por um bancário local, além do contador de algumas indústrias gesseiras. Para o tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio do programa SPSS versão 16. Como resultado obteve-se que poucas empresas utilizam alguns instrumentos da contabilidade gerencial, como planejamento e orçamento, apenas 25% das empresas adotam algum método de custeio como o de absorção ou o variável e 75% controlam os estoques, sendo que apenas 25% também controlam a produção.Logo infere-se que a contabilidade gerencial é pouco desenvolvida nas indústrias do pólo gesseiro, mas o pouco utilizado pode ser fator de permanência dessas empresas no mercado por um longo período. Existe também a necessidade de um apoio técnico para aprimorar a gestão nas organizações, ampliando o pólo gesseiro.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Micro, pequenas e médias empresas
Gestão
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: RABELO, Caroline Santos. O papel da contabilidade gerencial no desenvolvimento das indústrias extrativistas de gesso em Grajaú – MA. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11043
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Caroline Santos Rabelo.pdf560,81 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.