Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11047
Tipo do documento: TCC
Título: Impacto do perfil dos professores na nota do ENADE: uma análise dos cursos de Ciências Contábeis nas universidades federais brasileiras
Autor: Oliveira, Susane Meira
Primeiro orientador: Ribeiro, Alex Mussoi
Primeiro membro da banca: Amaral, Gustavo dos Santos
Nascimento, Denise Fernandes
Resumo: A Contabilidade está inserida no contexto global como uma ferramenta primordial no fomento de informações. Assim sendo, é necessário que a formação dos profissionais desta área possua dimensões suficientes para abarcar não só a demanda por conhecimento técnico e científico, como também a capacidade para perceber as mudanças de cenários e se adaptar às novas realidades que envolvem o processo de posicionamento e tomada de decisões. Desse modo, é fundamental toda atenção ao ensino superior dessa área, visando aqualidade de ensino, capacitação dos docentes,e identificação de erros para aperfeiçoar a educação. Com este último ponto, tem-se os exames aplicados aos alunos, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), com o intuito de obter os resultados dos discentes, entender o que influenciou nesse desempenho e tentar melhorar. Diante disso, este trabalho pretendeu relacionar o perfil dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis nas universidades federais brasileiras com as notas do ENADE 2012. Para tanto, foi realizada uma pesquisa das universidades federais do Brasil, uma pesquisa da lista dos docentes, análise dos currículos Lattes, pesquisa da lista de notas do ENADE 2012e associação entre os resultados. Através do instrumento análise de regressão linear múltipla, os resultados obtidos revelam que algumas características do docente do curso de Ciências Contábeis das universidades federais são capazes de influenciar a nota do ENADE numa média de 4%. Em relação às características dos docentes utilizadas na pesquisa, a formação inicial em Ciências Contábeis, a titulação de especialização e o gênero mostraram significativas para explicação da nota do ENADE 2012.
Palavras-chave: Ciências contábeis
Perfil dos docentes
Currículos lattes
Enade
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Susane Meira. Impacto do perfil dos professores na nota do ENADE: uma análise dos cursos de Ciências Contábeis nas universidades federais brasileiras. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11047
Data de publicação: Jul-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Susane Meira Oliveira.pdf816,34 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.