Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11053
Tipo do documento: TCC
Título: O efeito propriedade no processo de venda de veículos no estado de Goiás
Autor: Souza, Matheus Pereira de
Primeiro orientador: Tavares Júnior, Ednilto Pereira
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Orestes, Júlio
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito identificar quais fatores explicam a variação entre o preço negociado e o valor de mercado presente na venda de veículos seminovos e usados anunciados em um jornal de grande circulação no estado de Goiás, assim, evidenciando ou não a existência do viés cognitivo Efeito Propriedade, que é uma falha cognitiva presente nos processos decisórios explicada pelas finanças comportamentais. Os dados foram coletados através de um modelo de entrevista elaborado pelo autor deste trabalho, sendo estruturado em três partes: dados do veículo, dados do proprietário e 11 perguntas relacionadas ao veículo negociado. Quando submetidos ao tratamento estatístico, alguns fatores, apresentados como variáveis no modelo proposto, apresentaram os resultados esperados, demonstrando que existe relação com a diferença entre o preço negociado e o preço de mercado do veículo, diferença que é identificada como a mais valia intrínseca do veículo no processo de negociação.
Abstract: This research aimed to identify factors that explain the variance between the negotiated price and the market value present in the sales of semi-used vehicles and used vehicles advertised in a newspaper of general circulation in Goiânia City -GO, thus demonstrating the existence or not of the cognitive bias Endowment Effect, which is a cognitive failure present in decision processes explained by behavioral finance. Data were collected through an interview model developed by the author of this work, being structured in three parts: vehicle data, proprietary data and 11 questions related to the vehicle negotiated. When subjected to statistical analysis, some factors, presented as variables in the proposed model, showed the expected results, showing that exist relation with the difference between the negotiated price and the vehicle market value, difference that is identified as the intrinsic surplus value of vehicle in the negotiation process.
Palavras-chave: Finanças comportamentais
Efeito propriedade
Veículos
Behavioral finance
Endowment effect
Vehicles
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SOUZA,Matheus Pereira de. O efeito propriedade no processo de venda de veículos no estado de Goiás. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11053
Data de publicação: Jul-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Matheus Pereira de Souza.pdf844,98 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.