Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11059
Tipo do documento: TCC
Título: Determinantes da carga tributária incidente em empresas brasileiras
Autor: Pinheiro, Vinicius Silva
Primeiro orientador: Iara, Renielly Nascimento
Resumo: Assunto amplamente discutido no âmbito político, judiciário, nas ruas, escolas e comércios, a tributação brasileira é aplicada nas mais diferentes formas de regime, com as mais diferentes alíquotas e sobre os diversos produtos e serviços produzidos. Não obstante, o sistema tributário brasileiro é envolvido pelos princípios da essencialidade e pela função parafiscal, que auxilia o governo no controle da inflação e no desenvolvimento de regiões territoriais menos favorecidas. Essa versatilidade de aplicação tributária alimenta nos empreendedores, gestores e executivos, a necessidade pelo conhecimento quanto ao planejamento tributário da empresa. Fato é que, inicialmente é necessário que seja conhecida a carga tributária da empresa de forma individual, para posteriormente buscar as razões desta e possivelmente soluções para a desoneração tributária. Então, sob essa perspectiva, o estudo teve o objetivo de identificar a carga tributária da empresa e identificar determinantes com significante correlação para com esta carga tributária. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que se apoia em ferramentas de origem bibliográfica na busca de dados e resultados. Foram coletadas informações contábeis de empresas no período compreendido entre 2011 e 2013 com o objetivo de estabelecer a carga tributária anual e individual. Além destas, foram coletadas demais informações previamente estabelecidas em bibliografias, as quais tiveram sua relação para com esta carga tributária investigada. Resultados demonstram a diversidade da carga tributária entre empresas, a dificuldade de estabelecimento desta carga tributária com base em Demonstrações Contábeis divulgadas de forma não padronizada, bem como a correlação insignificante dessas cargas tributárias para com o endividamento, tamanho da empresa e setor de atuação.
Palavras-chave: Carga tributária
Endividamento
Setor
Tamanho
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: PINHEIRO, Vinicius Silva. Determinantes da carga tributária incidente em empresas brasileiras. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11059
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Vinicius Silva Pinheiro.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.