Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11067
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino de ciências no contexto das transformações contemporâneas
Autor: Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Costa, Lorenna Silva Oliveira
Ribeiro, Matheus de Souza Lima
Benite, Anna Maria Canavaro
Resumo: A educação, assim como o ensino de ciências, é produto de inter-relações complexas entre a sociedade, economia e política, de modo que o contexto pelo qual o país passa influencia decisivamente nos caminhos das políticas educacionais. A partir do lançamento do satélite Sputinik, em 1957, pela União Soviética, iniciou-se uma nova metodologia de se ensinar ciências, com ênfase na futura formação de cientistas. As características do ensino de ciências foram oscilando em cada época, até chegarmos ao século XXI com a intenção de formar cidadãos alfabetizados do ponto de vista cientifico, conhecedor das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Assim, percebemos que o ensino de ciências evoluiu muito, havendo hoje tentativa de desenvolver uma cidadania responsável que possa lidar com ciência e tecnologia.
Abstract: The education and the teaching of science, is a product of complex inter-relationships between society, economy and politics, so that the context in which the country is decisive influence on the paths of educational policies. Since the launching the satellite Sputinik in 1957, from the Soviet Union, started up a new methodology to teach science, with emphasis on the training of future scientists. The characteristics of the teaching of science were wavering in each season, until we reach the twenty-first century with the intention of forming literate citizens from a scientific, well aware of relations between science, technology and society (CTS). Thus, we understand that the teaching of science has evolved considerably with today's attempt to develop responsible citizenship that can deal with science and technology.
Palavras-chave: Reformas educacionais
Didática
Ensino de ciências
Educational reforms
Didactic
Science teaching
País: brasil
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução
Citação: VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; COSTA, Lorenna Silva Oliveira; RIBEIRO, Matheus de Souza Lima; BENITE, Anna Maria Canavaro. O ensino de ciências no contexto das transformações contemporâneas. Revista Didática Sistêmica, v. 8, n. 2, p. 153-161, jul./dez. 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11067
Data de publicação: Dez-2008
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eveline Borges Vilela Ribeiro - 2008.pdfArtigo - Matheus de Souza Lima-Ribeiro - 2008124,38 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.