Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11106
Tipo do documento: Artigo
Título: Estrutura espacial de duguetia furfuracea (A. ST.-HIL.) BENTH & HOOK. (Annonaceae) em um campo sujo no município de Caiapônia, GO, Brasil
Título(s) alternativo(s): Spatial distribution of duguetia furfuracea (A. ST.-HIL.) BENTH. & HOOK. (Annonaceae) in a shrub-cerrado at Caiapônia country, GO, Brazil
Autor: RIBEIRO, Matheus de Souza Lima
Resumo: Vários fatores ambientais são responsáveis pela estruturação das populações vegetais e animais, influenciando sua dinâmica ao longo do tempo e espaço. O presente estudo tem por objetivo identificar a estrutura espacial de D. furfuracea (Annonaceae) em um Campo Sujo na região sudoeste do estado de Goiás. Foram demarcadas 165 parcelas de 3x3 m (9 m2), totalizando 1.485 m2 de área amostrada. Para detectar o padrão espacial da população, foram utilizadas a Distribuição de Poisson (para padrão aleatório) e a Distribuição Binomial Negativa (para padrão agregado), bem como a razão variância/média (I), o coeficiente de Green (Ig) e o índice de Morisita padronizado (Ip). O tamanho médio dos agrupamentos foi obtido através da variância entre parcelas, por meio dos métodos TTLQV e PQV. Foi detectado um padrão de distribuição espacial agregado na população de D. furfuracea (G = 45,54, g.l. = 8, p < 0,001 para o modelo de Poisson e G = 11,14, g.l. = 8, p = 0,3878 para o modelo Binomial Negativo), com grupos apresentando raio médio de 30 m, porém com índices de dispersão relativamente baixos (I = 1,94, d = 7,17, Ig = 0,002 e Ip = 0,501). Isso se deve às diferenças ambientais observadas no local, ao tipo de dispersão das sementes e principalmente, às diferentes formas de produção de energia e disponibilização de recursos.
Palavras-chave: Ecologia de populações
Estruturação populacional
Distribuição espacial agregada
Planalto central brasileiro
País: brasil
Sigla da instituição: UFG
Programa: Pós-Graduação em Ecologia e Evolução
Citação: RIBEIRO, Matheus de Souza Lima. Estrutura Espacial de Duguetia furfuracea (A. ST.-HIL.) BENTH. & HOOK. (Annonaceae) em um campo sujo no municipio de Caiapônia, GO, Brasil. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 96-104, set. 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6632
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11106
Data de publicação: 5-Set-2006
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Matheus de Souza Lima Ribeiro - 2007.pdfArtigo - Matheus de Souza Lima-Ribeiro - 20072,21 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.