Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11155
Tipo do documento: Artigo
Título: Agressividade, violência e budō: temas da educação física em uma escola estadual em Goiânia
Título(s) alternativo(s): Faggression, violence and budō: issues of physical education a state school in Goiânia
Agresión, violencia y budō: temas de la educación física en una escuela estatal en Goiania
Autor: Ueno, Viviane Lopes Freitas
Sousa, Marcel Farias de
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções de estudantes de uma escola estadual de Goiânia, sobre a relação agressividade e lutas/caminho-via marcial tematizadas nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação sistemática e participante, avaliações aplicadas no decorrer do bimestre e relato oral. Para a análise do material coletado, estabelecemos os seguintes eixos: compreensão dos alunos sobre as lutas; relação entre gênero e lutas; compreensão sobre a violência e agressividade. Conclui-se que há uma distorção na representação das lutas e uma associação com a temática violência, evidenciando a necessidade do trato pedagógico na escola pela disciplina Educação Física sobre o tema.
Abstract: The objective of this paper is to present the perceptions of students at a state school in Goiania, about the relationship aggressiveness and fighting/pathway martial thematized of physical education classes. This is a qualitative study using as instruments for data collection systematic observation participant evaluations applied during the quarter and oral report. For data analysis established the following priorities: student understanding of fights; relationship between gender and fights; understanding of violence and aggressiveness. We concluded that there is a distortion in the representation of the fights and an association with violence theme, highlighting the need for pedagogical approach in school for Physical Education on the subject.
El objetivo de este trabajo es presentar las percepciones de los estudiantes en una escuela estatal en Goiania, en relación a la agresión y lucha/camino-vía marcial en clases de educación física. Se trata de una investigación cualitativa, utilizando como instrumentos para la recopilación de datos la observación sistemática y participante, evaluaciones aplicadas durante el trimestre y relato oral. Para el análisis de los datos establecido los siguientes ejes: comprensión de los alumnos sobre luchas; relación entre género y luchas; comprensión sobre la violencia y agresión. Se concluye que existe una distorsión en la representación de las luchas y una asociación con el tema violencia, evidenciando la necesidad del trato pedagógico en la escuela por la disciplina Educación Física.
Palavras-chave: Agressividade
Violência
Luta
Budō
Escola
Aggressiveness
Violence
Fight
School
Agresión
Violencia
Lucha
Escuela
País: brasil
Instituição: Tadeu João Ribeiro Baptista
Sigla da instituição: UFG
Programa: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física/UFG
Citação: UENO, Viviane Lopes Freitas; SOUSA, Marcel Farias de. Agressividade, violência e budō: temas da educação física em uma escola estadual em Goiânia. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, out./dez. 2014. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/29540/17771>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11155
Data de publicação: 27-Nov-2014
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
29540-141311-1-PB.pdfArtigo - Viviane Lopes Freitas Ueno - 2014210,04 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons