Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11179
Tipo do documento: Artigo
Título: Compreensão da violência escolar para os atores sociais de uma instituição de ensino
Título(s) alternativo(s): The understanding of school violence by the social actors of an educational institution
Autor: Kappel, Verônica Borges
Gontijo, Daniela Tavares
Medeiros, Marcelo
Lima, Luciane Soares de
Resumo: Objetivou-se compreender a violência escolar na perspectiva dos diferentes atores de uma instituição de ensino, no que se refere às manifestações, causas e consequências. Pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos por entrevistas com 27 atores de uma escola pública e submetidos à análise de conteúdo temática. Das falas emergiram as categorias Manifestações da Violência Escolar e Causas e Consequências da Violência Escolar. Os participantes destacaram fatos nos quais se configuravam como vítimas e apontaram manifestações da violência “na”, “da” e “à” escola. Relacionaram a gênese da violência aos aspectos relacionais/sociais e, as consequências aos agressores, às vítimas e à própria escola. A compreensão da violência escolar a partir da perspectiva dos diferentes atores possibilitou compreender a complexidade do fenômeno e a importância do desenvolvimento de ações não apenas de profissionais da área da Educação, mas sim de equipes multiprofissionais e intersetoriais visando a prevenção e enfrentamento da violência escolar.
Abstract: This study set out to understand school violence from the perspective of different agents of an educational institution, using qualitative research with data obtained through interviews with 27 actors in a public school and submitted to thematic content analysis. The categories Manifestations of School Violence and School Violence Causes and Consequences emerged from the conversation. Participants highlighted situations in which they portrayed themselves as victims, pointed out manifestations of violence “in,” “from,” and “towards” school. They related the genesis of violence to relational/social aspects, and the consequences to offenders, victims, and the school itself. The understanding of school violence from the perspective of different stakeholders enabled us to understand the complexity of the phenomenon and the importance of developing actions not only from education professionals, but from multidisciplinary and intrasectoral teams aiming to prevent and work against school violence.
Palavras-chave: Violência
Saúde escolar
Criança
Adolescente
Saúde pública
School health
Violence
Adolescent
Child
Public health
País: brasil
Instituição: Marcelo Medeiros
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: KAPPEL, Verônica Borges; GONTIJO, Daniela Tavares; MEDEIROS, Marcelo; LIMA, Luciane Soares de. Compreensão da violência escolar para os atores sociais de uma instituição de ensino. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, GO, v. 17, n.2, p.257-268, abr./jun. 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/29136/19551>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i2.29136.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i2.29136.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11179
Data de publicação: 30-Jun-2015
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcelo Medeiros - 2015.pdfArtigo - Marcelo Medeiros - 2015.158,95 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.