Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11193
Tipo do documento: Artigo
Título: A função lógica desempenhada pelas fotografias nos pensamentos acerca dos objetos fotografados
Autor: Silva, Guilherme Ghisoni da
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender a função lógica desempenhada pelas fotografias nos pensamentos acerca de entidades conhecidas exclusivamente através de fotografias. Buscarei contrastar duas linhas interpretativas gerais: a fotografia como conhecimento por familiaridade e como conhecimento por descrição. A análise dessas linhas interpretativas levará em consideração o paralelo com as discussões sobre memórias episódicas e metafísica do tempo. Ao longo do artigo, buscarei criticar o tratamento da fotografia como familiaridade, tendo como base as ideias de John Zeimbekis. No tratamento como familiaridade, a fotografia teria uma função lógica semelhante a um demonstrativo, que apontaria para entidades particulares no passado, através da rota causal que une a fotografia ao referente. A crítica de Zeimbekis tem como ponto de partida a distinção entre o referente causal da fotografia e o seu conteúdo representacional (as propriedades visuais nela exemplificadas). A tese a ser sustentada é que o conteúdo da fotografia não seria suficiente para a determinação da identidade numérica do referente. Com isso, propõe-se o deslocamento da função lógica da fotografia da função referencial para a predicativa. A fotografia exemplificaria propriedades fenomenais atribuídas a uma entidade conhecida apenas por descrição através da fotografia.
Palavras-chave: Conhecimento por familiaridade
Conhecimento por descrição
Pensamento singular
Realismo metafísico do passado
Presentismo
País: brasil
Instituição: Araceli Velloso
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia - FAFIL (RG)
Citação: SILVA, G. G. da. A função lógica desempenhada pelas fotografias nos pensamentos acerca dos objetos fotografados. Philósophos, v. 20, n. 2, p. 29-54, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=philosophos&page=article&op=view&path%5B%5D=40047&path%5B%5D=20503#.Vt8efPkrIdU>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11193
Data de publicação: 6-Mar-2016
Aparece nas coleções:FAFIL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo- Guilherme Ghisoni da Silva - 2015.pdfArtigo- Guilherme Ghisoni da Silva - 2015.653,09 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.