Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11211
Tipo do documento: TCC
Título: A relação entre investimento ambiental e disclosure socioambiental das empresas componentes do ISE 2013 no período de 2010 a 2012
Autor: Silveira, Júlio Gomes da
Primeiro orientador: Souza, Émerson Santana de
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Silva, Julio Orestes da
Resumo: Diante das novas mudanças que o mundo dos negócios está passando, varias abordagens estão surgindo, dentre elas de que as informações contábeis referentes aos investimentos socioambientais são determinantes para o sucesso das empresas. Assim as empresas estão tendo uma visão do beneficio por divulgar e fazer parte do processo evolutivo da divulgação de informações ambientais. Devido à poucas pesquisas referente aos aspectos da contabilidade ambiental a pesquisa proposta buscou verificar se existe relação entre o Investimento Ambiental e o Disclosure Socioambiental das empresas, assim utilizando o método de Regressão Linear Múltipla para analisar se as variáveis propostas explicavam o Investimento Socioambiental, e se existia relação positiva entre ambos. Verificou que houve um aumento no Disclosure Ambiental, mas não refletiu como o esperado nos Investimentos Ambientais, ou seja, com base na formula utilizada comprovou que apenas 5,2% da variável dependente está explicada nas variáveis independentes propostas, ou seja, o Investimento Ambiental está ligado a outros fatores diferentes do Disclosure Ambiental, não definidos na pesquisa os outros fatores por não se ter pesquisado ainda. Os estudos na área de contabilidade ambiental estão somente no começo, ainda não se comprovou os benefícios que as empresas poderão receber ao divulgar informações socioambientais, mas é de notório saber que a necessidade da sociedade é de que as empresas prestem contas sobre todas as agressões que fazem ao meio ambiente e nesse contexto a contabilidade pode ser peça fundamental nesses para esse pensamento sustentável.
Palavras-chave: Gestão de empresas
Gestão ambiental
Contabilidade
Contabilidade ambiental
Aspectos ambientais
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SILVEIRA, Júlio Gomes da. A relação entre investimento ambiental e disclosure socioambiental das empresas componentes do ISE 2013 no período de 2010 a 2012. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11211
Data de publicação: 16-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Julio Gomes da Silveira.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.