Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11215
Tipo do documento: TCC
Título: Distribuição do conteúdo exigido no exame de qualificação técnica para auditores independentes antes e depois da adoção das normas internacionais de contabilidade
Título(s) alternativo(s): Distribution content "technical qualification exam" for independent auditors before and after international accounting standards
Autor: Graças, Letícia Jayme Crisóstomo
Primeiro orientador: Machado, Lúcio de Souza
Primeiro membro da banca: Machado, Lúcio de Souza
Tavares Júnior, Ednilto Pereira
Machado, Camila Araújo
Resumo: O objetivo desse trabalho é identificar quais foram as alterações na distribuição das questões cobradas nos Exames de Qualificação Técnica Geral para Auditores Independentes, após a adoção das normas internacionais de contabilidade, as IFRS. O material analisado compreende os anos de 2004 a 2013, incluindo 13 provas, 13 editais e 8 conteúdos programáticos, obtendo-se um total de 661 questões. Foram estabelecidos 6 grandes grupos de área de conhecimento, a partir do qual as questões foram analisadas e classificadas uma a uma, de acordo com a competência cobrada do candidato. Os resultados obtidos mostram que as principais alterações estão voltadas para as questões que exigem conhecimento sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade, apresentando um aumento de frequência de 6%, enquanto que a quantidade de Normas Brasileiras de Auditoria Independente diminuíram na mesma proporção. As normas específicas de auditoria, por sua vez, são classificadas em Profissionais e Técnicas, sendo a frequência de normas Técnicas superior durante todos os períodos analisados, antes e após o ano de 2010, quando ocorreram efetivamente as alterações contábeis internacionais nas normas de auditoria. A distribuição das questões das provas acompanham as alterações promovidas nas leis, como exemplo da Lei 11.638/07 que passa a compor as questões das provas a partir de 2008, entretanto sendo citada em apenas 9 das 310 questões analisadas nas provas que advém esse período.
Palavras-chave: Auditoria independente
Exame de qualificação técnica
Normas internacionais de contabilidade
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: GRAÇAS, Letícia Jayme Crisóstomo. Distribuição do conteúdo exigido no exame de qualificação técnica para auditores independentes antes e depois da adoção das normas internacionais de contabilidade. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11215
Data de publicação: 13-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Letícia Jayme Crisóstomo Graças.pdf662,81 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.