Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11217
Tipo do documento: TCC
Título: Transparência na prestação de contas da administração pública municipal na internet: um estudo de caso no Estado de Goiás
Autor: Nascimento, Geonny Carlos Rodrigues do
Primeiro orientador: Silva, Gilberto Crispim da
Primeiro membro da banca: Silva, Gilberto Crispim da
Campos, Lorena Almeida
Ferreira, Celma Duque
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em todos os 246 municípios goianos, com o propósito de investigar a conformidade com os dispositivos legais (artigos 48, 48-A e 73-B da LRF e a Lei nº 9.755/98), no tocante a transparência das prestações de contas da gestão pública, via internet no período de janeiro 2010 à setembro de 2013. Para isso realizou-se consultas em sites das prefeituras, TC e STN, aplicação de check-list, análise estatística descritiva, coeficiente de correlação de Pearson e Spearman e Qui-Quadrado (associação de Pearson). Após tabulação e análise dos dados coletados, chegou-se à conclusão que os municípios goianos estão parcialmente em harmonia com as exigências legais, haja vista a existência de municípios (24%) que não têm site, 35% que não disponibilizam link de acesso ao portal da transparência, 92% que não cumprem as determinações da Lei 9.755/98, 86% que não publicam os instrumentos de planejamento orçamentários (PPA, LDO e LOA) 2010-2013, 65% que não divulgaram os RREO/RGF e 80% que não publicitam as receitas e despesa orçamentárias. Contudo, o BO, BF, BP e DVP vem sendo divulgado apenas no site do STN.
Palavras-chave: Lei de responsabilidade fiscal
Transparência pública
Prestação de contas
Fiscal responsability law
Public transparency
Accountability
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: NASCIMENTO, Geonny Carlos Rodrigues do.Transparência na prestação de contas da administração pública municipal na internet: um estudo de caso no Estado de Goiás. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11217
Data de publicação: 10-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Geonny Carlos Rodrigues do Nascimento.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.