Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11220
Tipo do documento: TCC
Título: Cenários tributários em empresa de construção civil: estudo hipotético entre simples nacional e o lucro presumido
Título(s) alternativo(s): Tax scenarios in civil construction enterprise: hypothetical study between "simples nacional" e "lucro presumido"
Autor: Alvarenga, Karla Luiza Antônio
Primeiro orientador: Machado, Lúcio de Souza
Primeiro membro da banca: Neves, Pablo Pereira
Santos, Eduardo José dos
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar se houve economia de tributos no setor de Construção Civil com a opção do Simples Nacional permitida pela Lei Complementar nº 123 de 2006, comparado com o regime tributário pelo Lucro Presumido. Foi feito um estudo de caso hipotético a partir de dados de uma empresa do setor de construção civil no ramo de edificações, havendo emprego de mão-de-obra e matérias, que possa fazer a opção pelo Simples Nacional. Esses dados incluem receita bruta mensal e trimestral e gasto com a folha de pagamento. Diante disso, foram feitos três cenários tributários diferentes variando a folha de pagamento e a receita trimestral e mensal, calculando assim o valor a ser pago pela empresa nas duas formas de tributação estudada: Lucro Presumido e Simples Nacional. Pode-se concluir com a pesquisa que para o setor de construção civil no ramo de edificações o regime tributário mais vantajoso é o Lucro Presumido. Há uma limitação na pesquisa por se tratar de estudo hipotético.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas
Simples nacional (Regime tributário)
Lucro presumido
Construção civil
Planejamento tributário
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: ALVARENGA, Karla Luiza Antônio. Cenários tributários em empresas de construção civil: estudo hipotético entre o simples nacional e o lucro presumido. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11220
Data de publicação: 13-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Karla Luiza Antônio Alvarenga.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.