Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11224
Tipo do documento: TCC
Título: Avaliação de propriedades para investimento: uma análise sobre o nível de conformidade das companhias abertas brasileiras com o CPC 28 no período de 2010 a 2014
Autor: Teixeira Neto, Antonio Alves
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Pereira, Ednei Morais
Ferreira, Celma Duque
Macedo, Dircy Raquel Alves de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de conformidade das demonstrações financeiras das empresas de capital aberto brasileiras com relação ao CPC 28 no período de 2010 a 2014. Utilizando uma metodologia de pesquisa descritiva, onde foi selecionada uma amostra de 36 empresas que possuem, em suas demonstrações financeiras, ativos classificados como propriedades para investimento. Através da análise de cada item de divulgação dentro dos cinco anos observados, os resultados indicaram que as empresas de capital aberto brasileiras, de forma geral, ainda não adaptaram-se de forma adequada aos critérios de divulgação exigidos pelo CPC 28, mesmo cinco anos após a adoção inicial em 2010. As empresas que obtiveram os maiores níveis de divulgação, considerando toda amostra, pertencem ao ramo de exploração de imóveis, que são as que proporcionalmente possuem um maior número de propriedades para investimento em suas demonstrações. As empresas que optaram pelo método do valor justo apresentaram um maior detalhamento no nível de informações com o passar dos anos, enquanto as empresas que optaram pelo método de custo, de modo geral, ainda utilizam os mesmos padrões de divulgação desde a adoção inicial da norma. Foi possível verificar também que as empresas pertencentes a amostra, principalmente as que adotaram o método do valor justo para avaliação das propriedades para investimento, possuem informações pouco padronizadas, o que dificulta a análise do investidor e prejudica a comparabilidade das empresas.
Palavras-chave: Propriedades para investimento
CPC 28
Evidenciação
Valor justo
Custo
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: TEIXEIRA NETO, Antonio Alves. Avaliação de propriedades para investimento: uma análise sobre o nível de conformidade das companhias abertas brasileiras com o CPC 28 no período de 2010 a 2014. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11224
Data de publicação: 24-Fev-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Antonio Alves Teixeira Neto.pdf664,62 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.