Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11229
Tipo do documento: TCC
Título: A transparência na gestão pública: estudo comparado de sua concretização nos municípios da microrregião do sudoeste de Goiás
Autor: Santos, Geraldo Cicari Bernardino dos
Primeiro orientador: Oliveira, Johnny Jorge de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Johnny Jorge de
Nascimento, Denise Fernandes
Araujo, Kleber Domingos de
Resumo: A LC 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), afirma que a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente. A transparência é um conceito mais amplo do que a publicidade, pois além de pública, a informação deve ser relevante, confiável, tempestiva e compreensível. O presente trabalho tem como escopo analisar o cumprimento da Lei da Transparência pelos municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás no que tange à disponibilização das contas públicas em meios eletrônicos. O estudo foi conduzido para os 18 municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás, divididos em grupos por população e utilizou dados do período de 2011 a 2015, oriundos de fontes primárias, o que permitiu a construção de uma base de dados original. A metodologia utilizada para tal foi: quanto aos objetivos descritiva; no que tange aos procedimentos técnicos, bibliográfica e documental; e, quanti-qualitativa quanto à abordagem. Os resultados apontam que os municípios com menos de 10.000 habitantes apresentam menor índice de cumprimento das exigências da LRF, enquanto, a amostra com mais de 100.000 habitantes atende, desde quando exigido legalmente, à 12 das 15 exigências da LRF pesquisadas.
Palavras-chave: Responsabilidade
Gestão fiscal
Administração pública
Receita
Despesa
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SANTOS, Geraldo Cicari Bernardino dos. A transparência na gestão pública: estudo comparado de sua concretização nos municípios da microrregião do sudoeste de Goiás. 2016. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11229
Data de publicação: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Ciências Contábeis – Geraldo Cicari Bernardino dos Santos.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.