Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11233
Tipo do documento: TCC
Título: O impacto da governança corporativa no gerenciamento de resultados: um estudo em instituições bancárias brasileiras de capital aberto
Autor: Aguiar, Karine Figueiredo de
Primeiro orientador: Machado, Michele Rílany Rodrigues
Primeiro membro da banca: Machado, Michele Rílany Rodrigues
Araújo, Kleber Domingos de
Nascimento, Denise Fernandes
Resumo: Este estudo objetivou descrever a relação entre selos de governança corporativo conferidos pela Bm&FBovespa e o gerenciamento de resultados em instituições bancárias de capital aberto. Como base teórica para gerenciamento de resultado foi utilizado em maior parte os trabalhos de Martinez (2001) e Goulart (2007). Quanto à metodologia utilizada para identificação dos efeitos dos selos de governança corporativa foi empregado modelos de regressão com dados em painéis, aplicado sobre a amostra de pesquisa, sendo essa delimitada por 40 instituições bancárias durante a o período de 10 anos, janeiro de 2005 a dezembro de 2014. Possuindo como variável dependente o logaritmo natural das provisões para créditos de liquidação duvidosa, Cornett et all (2009) exemplifica o PCLD como excelente accrual para medição do gerenciamento, devido a característica discricionária da mesma. Foi ainda utilizada a variável “tamanho” como variável de controle e para as variáveis independentes optou-se por aplicar o Tipo de Controle (nacional ou estrangeiro), Variação das Operações de Crédito, Índice de Basiléia, Índice de Imobilização, Resultado antes da Tributação e a variável de interesse, Governança Corporativa, sendo essa subdividida em 3 outras variáveis: Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2. Para melhor visualização dos efeitos individuais de cada selo de governança, foi montado dois modelos de análise, sendo este o Modelo 1, contendo apenas a variável dummy Governança Corporativa (caracterizada pela presença ou não de alguns dos selos de estudo) e o Modelo 2, que substituiu a variável Governança por outras 3, Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2. Entre as variáveis explanatórias, Tamanho, Tipo de Controle e Resultado antes da tributação foram as que apresentaram maior relevância quanto a variável dependente, visto que apresentou significância de 1% para tamanho e tipo de controle e de 5% para Resultado antes tributação. Para os dois modelos de estudo não foram encontrados significância entre as variáveis de governança com a PCDL. Diante destes resultados não é possível afirmar haver correlação entre algum dos 3 tipos de selos de governança corporativa e o gerenciamento de resultado, ou seja, instituições bancárias listadas em algum dos 3 selos de governança corporativa não estão propensas a menores níveis de gerenciamento de resultado. O presente estudo corrobora para a análise da real eficiente dos selos de governança corporativa quanto ao gerenciamento de resultados e contribui para futuras pesquisas que objetivem realizar análises semelhantes, podendo ser aplicado outras variáveis explanatórias com variáveis dependentes diferentes, a exemplo, utilização de TVM como variável dependente.
Palavras-chave: Instituições bancárias
Governança corporativa
Gerenciamento de resultados
Bm&FBovespa
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: AGUIAR, Karine Figueiredo de. O Impacto da governança corporativa no gerenciamento de resultados: um estudo em instituições bancárias brasileiras de capital aberto. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11233
Data de publicação: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Ciências Contábeis – Karine Figueiredo de Aguiar.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.