Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11278
Tipo do documento: Artigo
Título: Colonização de trabalhadores de áreas de apoio hospitalar por staphylococcus sp.: aspectos epidemiológicos e microbiológicos
Autor: Vilefort, Larissa Oliveira Rocha
Vasconcelos, Lara Stefânia Netto de Oliveira Leão
Costa, Dayane de Melo
Lima, Lima
Peleja, Edgar Berquó
Prado, Marinésia Aparecida do
Resumo: Objetivou-se determinar a prevalência de trabalhadores colonizados por Staphylococcus sp., identificar preditores à colonização e avaliar a suscetibilidade aos antimicrobianos dos isolados. Realizou-se aplicação de questionário e coleta de saliva de 130 trabalhadores de áreas de apoio de uma instituição oncológica. Análise microbiológica foi realizada segundo procedimentos padronizados. A prevalência de trabalhadores colonizados por Staphylococcus sp. foi 37,7%, sendo a maioria dos isolados Staphylococcus coagulase-negative. Resistência à meticilina foi detectada em 35,1% dos Staphylococcus coagulasenegative, sendo 12 S. epidermidis e um S. haemolyticus, destes 92,3% possuíam gene mecA. Todos S. aureus foram sensíveis à meticilina. Turno e setor de trabalho foram identificados como preditores para colonização. A colonização de trabalhadores de áreas de apoio que assistem pacientes oncológicos indica que também sejam alvos de políticas de saúde ocupacional que deveriam incluir medidas pré e pós-colonização a serem investigadas/discutidas em estudos futuros com vistas à segurança do trabalhador e do paciente.
Palavras-chave: Staphylococcus
Resistência a meticilina
Serviços hospitalares
Saúde do trabalhador
Cuidados de enfermagem
País: brasil
Instituição: Marcelo Medeiros
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: VILEFORT, Larissa Oliveira Rocha; VASCONCELOS, Lara Stefania Netto de Oliveira Leao; COSTA, Dayane de Melo; LIMA, Ana Beatriz Mori; PELEJA, Edgar Berquó; PRADO, Marinésia Aparecida do. Colonização de trabalhadores de áreas de apoio hospitalar por Staphylococcus sp.: aspectos epidemiológicos e microbiológicos. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 18, n.1, jan./mar. 2016. Disponível em: < https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fen/article/view/29766/21015>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ree.v18.29766
Identificador do documento: 10.5216/ree.v18.29766
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11278
Data de publicação: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo- Lara Stefânia Netto de Oliveira Leão Vasconcelos - 2016.pdf189,7 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.