Análise de 10 anos de acidentes com material biológico entre a equipe de enfermagem

Resumo

Os objetivos desse estudo foram: identificar o perfil dos acidentes com material biológico dos trabalhadores de enfermagem atendidos em um serviço de referência; caracterizar as condutas pré-exposição e analisar os fatores associados à exposição percutânea. Estudo epidemiológico, retrospectivo e analítico realizado em registros de acidentes envolvendo material biológico no período de 2000 a 2010. O número de acidentes com a equipe de enfermagem foi de 2.569 representando 44,6% do total de registros. Predominaram exposições percutâneas envolvendo agulha com lúmen, sangue, entre técnicos de enfermagem do sexo feminino, nos membros superiores. Ser do sexo feminino e trabalhar fora do município onde se encontra o serviço aumentou cerca de duas vezes a chance de acidentes percutâneos. Os dados consolidam a importância do risco biológico no exercício da enfermagem e apontam para o fato de que os trabalhadores deslocam de seus municípios para o atendimento quando consideram o acidente grave, como os percutâneos.

Descrição

v. 18, n. 1, jan./mar., 2016.

Palavras-chave

Exposição ocupacional, Acidentes de trabalho, Riscos ocupacionais, Notificação de acidentes de trabalho, Equipe de enfermagem

Citação

BARROS, Dayane Xavier de; TIPPLE, Anaclara Ferreira Veiga; LIMA, Liwcy Keller de Oliveira Lopes; SOUZA, Adenícia Custódia Silva e; NEVES, Zilah Cândida Pereira das; SALGADO, Thaís de Arvelos. Análise de 10 anos de acidentes com material biológico entre a equipe de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 18, n. 1, jan./mar. 2016. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/35493/21259>.