Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11314
Tipo do documento: TCC
Título: Contribuições da biblioteca escolar para a formação do leitor infantil: um estudo no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE)
Autor: Santos, Josué Pereira da Silva
Primeiro orientador: Valério, Erinaldo Dias
Primeiro membro da banca: Valério, Erinaldo Dias
Santos, Andrea Pereira dos
Resumo: Apresenta a importância da leitura como um processo essencial para o desenvolvimento social. Analisa as contribuições da biblioteca escolar do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) para a formação de leitores infantis. Evidencia nos apontamentos teóricos os conceitos de leitura, leitor, biblioteca escolar e perfil do bibliotecário. Estabelece como metodologia uma revisão bibliográfica, pesquisa exploratória e de campo. Utiliza da abordagem qualitativa e usa como instrumento de coleta de dados a observação participante. Informa que o universo da pesquisa correspondeu aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que participam de ações obrigatórias na biblioteca. Elenca que na coleta e interpretação de dados, criaram-se categorias de análises para recolher as informações dos participantes a fim de compreender como se dava o processo de formação de leitores na biblioteca escolar estudada. Conclui através dos resultados obtidos, que os alunos do colégio CEPAE/UFG utilizam, conhecem e demonstram importância pela biblioteca, e que a bibliotecária colabora nas ações e promoções de incentivo à leitura para a formação de leitores.
Abstract: Presents the importance of reading as an essential process for social development. Analysis as contributions of the school library of the Center for Education and Research Applied to Education (CEPAE) for a training of children's readers. Evidence in the theoretical notes the concepts of reading, reader, school library and profile of the librarian. It establishes as methodology a bibliographical review, exploratory and field research. It uses the qualitative approach and uses participant observation as a data collection instrument. Informs that the universe of research corresponded to students in the 1st to 5th year of elementary school who participate in compulsory actions in the library. It states that in the collection and interpretation of data, categories of analysis were created to gather the information of the participants in order to understand how the process of formation of readers in the studied school library was given. It concludes the results obtained that the students of CEPAE / UFG use, know and demonstrate importance by the library, and that the librarian collaborates in the actions and promotions of reading incentive for the formation of readers.
Palavras-chave: Formação de leitores
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SANTOS, Josué Pereira da Silva. Contribuições da biblioteca escolar para a formação do leitor infantil: um estudo no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11314
Data de publicação: 14-Dez-2016
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Josué Pereira da Silva Santos.pdfTCCG - Biblioteconomia - Josué Pereira da Silva Santos483,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.