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Tipo do documento: TCC
Título: Letramento informacional: uma análise dos formandos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás no ano de 2010
Autor: Silva, Bethânia Oliveira
Primeiro orientador: Fialho, Janaína Ferreira
Primeiro membro da banca: Fialho, Janaína Ferreira
Carvalho, Lívia Ferreira
Resumo: Vive-se atualmente à chamada Era da Informação, onde um crescente fluxo de informações é produzido e disseminado a todo instante. Com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, tal disseminação ocorre de forma veloz, irrompendo inúmeras barreiras. Para sobreviver nesta atual sociedade intitulada como Sociedade da Informação, torna-se necessário que os indivíduos, ao lidar com a informação, desenvolvam habilidades e competências, conjunto denominado letramento informacional. Portanto, com o excesso de informações disponíveis nos mais diversos suportes faz com que surjam necessidades de se preparar os profissionais bibliotecários, que serão os futuros usuários e mediadores dos recursos de informação, assim o principal objetivo deste trabalho é verificar o letramento informacional dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, concluintes do curso no ano de 2010, expresso através do desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foram analisados 5 (cinco) TCCs escritos no ano de 2010 e utilizada a pesquisa qualitativa e o método de análise de conteúdo. Constata-se que a maior parte dos TCCs alcançaram resultados positivos nas análises, o que mostra que os alunos agiram em conformidade com o letramento informacional e que a Universidade Federal de Goiás oferece disciplinas e os subsídios necessários para que os mesmos pudessem desenvolver o letramento informacional.
Abstract: We live in the now called the Information Age, where an increasing flow of information is produced and disseminated at all times. With the help of information technology and communication, such outbreaks have occurred so fast, breaking numerous barriers. To survive in this society today titled Information Society, it becomes necessary for individuals, dealing with information, develop abilites and competencies, all called information literacy. So with the extra information available in various media gives rise to the need to prepare professional librarians, who will be future users and intermediaries in information resources, thus the main objective of this study is to verify the information literacy of students of Library of the Federal University of Goiás, graduates of the course in 2010, expressed through the development of completion of course work. We analyzed 5 (five) dissertations written in 2010 and used qualitative research method and content analysis. It appears that most TCCs achieved positive results in the analysis, which shows that students acted in accordance with the information literacy and the Federal University of Goiás disciplines and provides the necessary inputs so that they could develop information literacy.
Palavras-chave: Letramento informacional
Bibliotecários
Biblioteconomia
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Bethânia Oliveira.Letramento informacional: uma análise dos formandos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás no ano de 2010. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11323
Data de publicação: 16-Dez-2011
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

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