Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11332
Tipo do documento: TCC
Título: A biblioteca do Colégio Estadual Waldemar Mundim na percepção dos professores e alunos do 3º ano do ensino médio
Autor: Silva, Karla Rodrigues
Primeiro orientador: Santos, Andrea Pereira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Andrea Pereira dos
Araújo, Eliany Avarenga de
Resumo: Objetiva-se analisar a biblioteca do Colégio Estadual Waldemar Mundim através da percepção dos alunos e professores, tendo por base as diretrizes da IFLA/UNESCO para biblioteca escolar e a lei 12.244. A metodologia utilizada foi fundamentada na fenomenologia para a verificação da percepção dos alunos e professores quanto à biblioteca do colégio. Para a análise da estrutura física, humana e organizacional da biblioteca foram tomadas como base para a elaboração do questionário as diretrizes da IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. A delimitação do campo de pesquisa compreendeu alunos e professores do 3º ano do ensino médio sendo que responderam os questionários cinqüenta e um alunos e seis professores do turno matutino. Os resultados obtidos demonstraram que mesmo sem terem conhecimento das leis e diretrizes que norteiam a biblioteconomia em âmbito escolar, professores e alunos têm conhecimento da função básica da biblioteca: de servir como apoio ao ensino-aprendizagem, mas que esta não é uma realidade vivenciada pela comunidade escolar.
Abstract: It aims to provide an analysis of the library at Colégio Estadual Waldemar Mundim through the perception of both students and teachers based on the IFLA/UNESCO guidelines in relation to the schools‟ library and law 12.244. The methodology applied was based on the phenomenology to verify the perspectives of both students and teachers about the school‟s library. To provide this analysis around the physical, human and organizational resources from the library the IFLA/UNESCO guidelines were taken in consideration to create an appliedquestionnaire for the school library. The delimitation of the research field comprehends both teachers and students from the senior high school grades whichever fifty one students and six high school teachers answered. The results came up that even though the sample had no idea about the guidelines and laws that surround the librarian science into the school field, both students and teacher acknowledge about the basic functions of a library: to provide support to the learning-knowledge system, yet, this is not a reality that is lived through the school community.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Percepção de alunos e professores
Lei 12.244
Diretrizes IFLA/UNESCO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Karla Rodrigues. A biblioteca do Colégio Estadual Waldemar Mundim na percepção dos professores e alunos do 3º ano do ensino médio. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11332
Data de publicação: 16-Nov-2011
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Karla Rodrigues da Silva.pdfTCCG - Biblioteconomia - Karla Rodrigues da Silva787,2 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.