Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1134
Tipo do documento: Article
Título: É a leitura uma técnica do corpo?
Título(s) alternativo(s): Is the reading a body technique?
Autor: Salomon, Marlon
Abstract: Nos últimos anos, os historiadores sublinharam a importância da noção de suporte para uma história da leitura. O presente ensaio insiste na relevância da historicidade do corpo-leitor que se conjuga com os suportes da escrita. Trata-se de pensar na história da leitura como história do corpo e considerar se a invenção da leitura silenciosa no Ocidente medieval não deve ser pensada como a produção de uma nova técnica do corpo. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ In recent years, historians have underlined the importance of the notion of support to a history of reading. This essay insists on the relevance of historicity of the reader-body which fuses into the supports of writing. It reflects the history of reading as a history of the body and speculates if the invention of silent reading in the Medieval Western world should not be thought of as the production of a new body technique.
Palavras-chave: Leitura silenciosa
Adestramento corporal
História da escrita
Instituição: Adriana Vidotte
Citação: SALOMON, M. É a leitura uma técnica do corpo? História Revista, Goiânia, GO, v. 15, n.1, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/in<dex.php/historia/article/view/10826>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1134
Data de publicação: Jun-2010
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10826-57253-1-PB.pdf151,78 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.