Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11348
Tipo do documento: TCC
Título: Biblioteca universitária como espaço de discussão em gênero e sexualidades: um estudo sobre o público TRANS na Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás
Autor: Nunes, Luiz Felipe Pereira Nunes
Primeiro orientador: Gomes, Elisângela
Primeiro membro da banca: Gomes, Elisângela
Lima, Angelita Pereira de
Resumo: Compreender o papel social da biblioteca universitária como proponente de discussões de gênero e sexualidades com recorte de público trans. Este trabalho se mostra necessário a partir do fato de que a biblioteca universitária tem como dever ser um espaço para a propagação de cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico. Sendo assim ao partir da ausência de ações culturais para o público trans na biblioteca, este trabalho propôs através de pesquisa ação a realização de uma exposição fotográfica e roda de conversa para debater a importância da biblioteca universitária como agente de formação e transformação cidadã. Este estudo teve abordagem qualitativa. Foram coletadas informações a partir de questionários realizadas na proposta de ação cultural com estudantes da Universidade Federal de Goiás, cisgênero e Transgênero. Este trabalho demonstra que a biblioteca universitária é um espaço para se trabalhar gênero e sexualidades.
Abstract: Search know for the social paper from university library, as a proponent of discussions of gender and sexualities with a selection of Trans public. This work is necessary for the propagation of a culture and development of critical thinking. Being thus from the absence of the cultural actions for the Trans public in library, this work proposed of action research an of a photograph exhibition and talk round to discuss the importance of University library as agent of citizen training and transformation. This study took a qualitative approach. Information collected from questionnaires carried out in the cultural action proposal whit the UFG cisgender and transgender participants. This work confirms that the university library is a space to work on gender and sexuality.
Palavras-chave: Biblioteconomia
Gênero e sexualidades
Biblioteca universitária
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: NUNES, Luiz Felipe Pereira. Biblioteca universitária como espaço de discussão em gênero e sexualidades: um estudo sobre o público TRANS na Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11348
Data de publicação: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Google Drive.lnk1,66 kBUnknownBaixar/Abrir
TCCG - Biblioteconomia - Luiz Felipe Pereira Nunes.pdfTCCG - Biblioteconomia - Luiz Felipe Pereira Nunes580,27 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.